Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482

Resumo

O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

07-02-2019

Como Citar

Orozco Marin, Y. A. (2019). Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade E Educação, 6(2), 242–248. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482

Edição

Seção

Espaços Educativos