CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA

Yonier Alexander Orozco Marin

Resumo


O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, P.; CORPES, J.; SILVA, E.; VILAÇA, T. O ensino de biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, v. 9, n. 16, p. 77-86. 2016.

LOURO, G. Currículo, Gênero e sexualidade: o "normal", o "diferente" e o "excêntrico". In: LOURO, G.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo, 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MACEDO, E. Um discurso sobre gênero nos currículos de ciências. Educação & Realidade, v. 32, n. 1, p. 45-58, 2007.

MORGADE, G. Toda educación es sexual: hacia una educación sexuada justa. Buenos Aires: La Crujía, 2011.

SILVA, E. Tecendo Percursos para pensar o corpo. In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Natal/RN. Anais. 2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


E-ISSN: 2358-8853

Indexadores
  

PROPESQ

PROPESQ

PROPESQ PROPESQ PROPESQ