RELATO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA PROMOTORA DA EQUIDADE DE GÊNERO E DO RESPEITO À DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE

Loriane Trombini Frick, Karianny Aparecida Gerotto del Mouro, Alysson Mateus Rabelo Kiessow, Igor Prochnow, Joyce Coldebella, Leidyane Tiberio Neves

Resumo


Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade, que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade, para a promoção da equidade de gênero e da garantia de direitos humanos para mulheres e público LGBTQIA+. Até o momento, foram realizadas oito atividades, na forma de palestras, rodas de conversas, oficinas e debates a partir de filmes e documentários, com as seguintes temáticas: violência sexual; violência doméstica contra a mulher e a efetivação da Lei Maria da Penha; sexo biológico, identidade de gênero, identidade afetivo sexual; violência contra pessoas LGBTQIA+; machismo e mulheres na ciência. Os participantes ressaltaram, ao longo das atividades, que as ações foram produtivas, esclarecedoras, inquietantes e promotoras da reflexão sobre a crescente perda de respeito pelo ser humano presente na nossa sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 01 set 2018.

CHAVES, L. G. M. Minorias e seu Estudo no Brasil. Revista Ciências Sociais. v. 2, n 1. p. 149-168. 2000.

MORENO, C. Jamile. Conceito de Minorias e Discriminação. Revista USCS – Direito – ano X, n. 17, jul/dez, 2009.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2018.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Relatório de Violência Homofóbica no Brasil: ano 2013. Secretaria Especial de Direitos Humanos, Brasília, 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8533

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


E-ISSN: 2358-8853

Indexadores
  

PROPESQ

PROPESQ

PROPESQ PROPESQ PROPESQ