EDUCANDO ENTIDADES: TERREIROS DE QUIMBANDA COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)
  • Ariana Souza Cavalheiro Universidade Federal do Rio Grande - Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8503

Resumo

Nos Terreiros de Quimbanda ocorrem determinadas formas de educação. A pesquisa é aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo geral é discutir os modos como são passados ensinamentos sobre as mitologias e movimentos de exus e pombagiras nos terreiros visitados. Os dados foram registrados em diários de campo, escritos ao longo de três visitas em cada local durante o ano de 2017. Referente às análises, os ensinamentos são passados pela oralidade, além disso, é possível dizer que as pessoas esperam por comportamentos específicos dos(as) médiuns, por possuírem algum conhecimento sobre as entidades e isso reflete nos fazeres, na execução dos gestos e das danças de chegada, tanto de exus, quanto de pombagiras. Por fim, em relação aos ensinamentos os pais ou mães de santo recorrem às mitologias que envolvem os exus e pombagiras.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Pesquisador Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG) e também, do grupo de pesquisas Sexualidade e Escola (GESE - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia (voluntário) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição. 

Ariana Souza Cavalheiro, Universidade Federal do Rio Grande - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGEDU pela Universidade Federal do Rio Grande. Especialista em Educação Física Escolar/ FURG. Graduada em Pedagogia Licenciatura/ FURG. Tem experiência na área de Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Desenvolvimento, Aprendizagens, Literatura Infantil, Atividades Físicas, Gênero, Diversidade e sexualidade. 

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) . É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas onde exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Publicou mais de 90 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui 13 livros e 20 capítulos de livros publicados como autora/organizadora/co-autora. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais, identidade social, memória e narrativas populares.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Soares, R. L., Cavalheiro, A. S., & Bussoletti, D. M. (2019). EDUCANDO ENTIDADES: TERREIROS DE QUIMBANDA COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS. Diversidade E Educação, 6(2), 140–151. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8503

Edição

Seção

Diversidade em Debate