A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE SEXUAL NO BRASIL

Autores

  • Milene Soares Agreli FFCLRP/USP
  • Maria Alves Toledo Bruns FFCLRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8534

Resumo

Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo um diálogo reflexivo acerca da reivindicação social por democratização do acesso à universidade em interface com as políticas públicas para a diversidade sexual na educação brasileira. Assim, compreendemos que o cenário contemporâneo possibilitou que sujeitos que vivenciam a diversidade sexual passassem a estar presentes nas universidades e reivindicar este espaço de cultura, saber, conhecimento, e também de possibilidade de ascensão social, porém, sem alterar significativamente a profunda desigualdade social brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade sexual. Educação. Universidade

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Biografia do Autor

Milene Soares Agreli, FFCLRP/USP

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Maria Alves Toledo Bruns, FFCLRP/USP

Docente e Pesquisadora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Agreli, M. S., & Bruns, M. A. T. (2019). A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE SEXUAL NO BRASIL. Diversidade E Educação, 6(2), 122–130. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8534

Edição

Seção

Diversidade em Debate