Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de minas gerais

Autores

  • Kátia Batista Martins Universidade Federal de Lavras Professora
  • Cláudia Maria Ribeiro Universidade Federal de Lavras Professora Titular

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8494

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construiu-se as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos pós-estruturalistas. Investigou-se a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de 2 à 7 anos. O recorte analisa os questionários respondidos pelas educadoras sobre os temas em pauta. Concebemos a construção de gênero, como enfatiza Scott, e o discurso sobre a sexualidade, cunhado por Foucault, social, histórica e culturalmente. São questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, imbricadas nos brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser e de estar no mundo. Verificamos como os processos educativos analisados, adotam práticas advindas de um currículo conservador, numa perspectiva que carrega marcas de controle e disciplinamento dos corpos.

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Biografia do Autor

Kátia Batista Martins, Universidade Federal de Lavras Professora

Núcleo de Educação a Infância

Educação Innfantil

Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras Professora Titular

Departamento de Educação

Educação

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Publicado

07-02-2019

Como Citar

Martins, K. B., & Ribeiro, C. M. (2019). Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de minas gerais. Diversidade E Educação, 6(2), 207–216. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8494

Edição

Seção

Espaços Educativos