Infância, educação infantil e educação sexual

Uma análise a partir dos estudos culturais em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8524

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero.

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Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/ UEMA); Doutor em Educação pela UNISINOS; Pós-Doutor em Educação pela UFRGS.

Raimundo José Pereira da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO(UEMA)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Participou como bolsista voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis-PROEXAE. Atualmente é bolsista do Projeto Bolsa Cultura. Trabalha no Núcleo de Tecnologias para Educação(UEMANET), onde colabora no desenvolvimento de assessoria e comunicação com os Polos UAB/EAD do Maranhão. É membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Ensino de Ciências e Sexualidade (GP-ENCEX).É pesquisador das questões de gênero, sexualidade e infância. Desenvolve ações formativas com professores e professoras, alunos e alunas através de palestras, encontros, seminários e mesas temáticas.

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Publicado

07-02-2019

Como Citar

Ronie Sá-Silva, J., & Pereira da Silva, R. J. (2019). Infância, educação infantil e educação sexual: Uma análise a partir dos estudos culturais em educação. Diversidade E Educação, 6(2), 109–121. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8524

Edição

Seção

Diversidade em Debate