Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias
v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias
Publicado:
25-01-2024
Expediente
Expediente
Joanalira Corpes Magalhães
1 - 4
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15865
Apresentação
Dossiê violências e resistências na saúde, educação e mídias
Claudiene Santos, Javier Rodríguez Mir , Maria Fernanda González
5 - 7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15859
Entrevista
Entrevista
Claudiene Santos , Javier Rodríguez Mir , Maria Fernanda González
8 - 19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15882
Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias
Violência contra infâncias LGBTI+ na educação
Por narrativas ficcionais para pedagogias queer
Luan Carpes Barros Cassal, Tainá dos Santos Oliveira
20 - 46
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15366
VIDAS QUEER NA ESCOLA
VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
Maria Cláudia Dal'Igna, Ruan Carlos Sansone
47 - 68
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15442
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL ACERCA DO BULLYING HOMOFÓBICO NA ESCOLA
William Roslindo Paranhos, Elizabeth Fernandes de Macedo
69 - 98
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15420
INTERLOCUÇÕES ENTRE FRIDA KAHLO E GÊNERO:
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lucas de Bárbara Wendt, Cauê Rodrigues, Lutiere Dalla Valle
99 - 123
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15437
"UM CORPO SEM AMPARO”
OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE
Amanda Dória de Assis, Natacha da Silva Tavares, Elisandro Schultz Wittizorecki
124-148
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL:
REVISÃO DE ESCOPO
Kamila Caroline Silveira Noronha, Consuelena Lopes Leitão , Gisele Cristina Resende, Breno de Oliveira Ferreira
149-176
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15181
PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL COM VISTAS À EMANCIPAÇÃO
Natanael de Medeiros, Yalin Brizola Yared
177-203
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15426
ANÁLISE DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL -
AÇÕES DESENVOLVIDAS POR UMA PREFEITURA DO INTERIOR PAULISTA
Aparecido Renan Vicente, Rita de Kássia Cândido, Andreza Marques de Castro
204-229
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15324
CAMINHOS DE PAPEL
AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
Adriana de Souza Medeiros Batista, Marcelo Rodrigues Batista, Divina Lúcia de Souza Medeiros
230-256
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15371
CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Ana Clara Azanha do Nascimento, Jamille Georges Reis Khouri, Edna Maria Severino Peters Kahhale, Beatriz Borges Brambilla
257- 282
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15454
A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS
Thiago de Souza Moura
283-314
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Emanuelly Wouters, Daniele Ferreira Acosta
315-339
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15127
CONTEÚDOS REPRESENTACIONAIS DE MULHERES E HOMENS SOBRE A VIOLÊNCIA
Camila Daiane Silva, Carolina Coutinho Costa Vallejos, Marina Soares Mota, Victoria Leslyê Rocha Gutmann
340-358
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15146
A CONSTRUÇAO DO RACISMO NO BRASIL E SUA DESCONSTRUCAO
PRATICAS PEDAGÓGICAS CONGRUENTES COM A LEI 10.639/03
Maria Aparecida de Souza Ramos
359 - 386
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15493
A RESISTÊNCIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO
O ENFRENTAMENTO PERANTE AS TENTATIVAS DE INVISIBILIDADE NA PESQUISA
Sueli Gomes da Costa Sitta, Alexandre de Oliveira Legendre
387 - 411
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15363
MULHERES E O DIREITO À VOZ: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE FAZER FALAR EM OBRAS ESCRITAS POR ELAS
Fabiana de Oliveira Gomes, Fernando Seffner
412 - 435
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15425
O QUE PODE O CINEMA NA EDUCAÇÃO?
Martha Giudice Narvaz, Ana Lúcia Goulart Pereira, Caroline Silva da Luz
436-461
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15453
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO:
O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL
Davi Reis Consolação, Ludmilla Carneiro Araújo, Gabriela Silveira Meireles
462 - 490
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15355
"SOU UMA, MAS NÃO SOU SӔ
ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Deiziane Ferreira, Ana Paula Andrade
491-517
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15372
TELEJORNALISMO E DIVERSIDADE
UMA ANÁLISE DA FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DE JORNALISTAS NEGROS NO JORNAL NACIONAL
Carla Montuori Fernandes, Luiz Ademir de Oliveira, Mayra Regina Coimbra, Leonardo Emerson Silva e Souza
518-546
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15264
HORROR HETERONORMATIVO
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
Lucas Bitencourt Fortes
547-578
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15401
“DEU REAGENTE! VOU MORRER?”
INFLUENCIADORES DIGITAIS E SEUS ENSINAMENTOS SOBRE COMO VIVER COM HIV/AIDS.
Dilan Magnus, Carin Klein
579-608
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15428
A POLÍTICA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE COMO PROPOSIÇÃO DE RESISTÊNCIA AO EXÍLIO DA DIVERSIDADE
Guilherme de Souza Müller
609-631
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15446
NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO:
PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Fernanda Copetti Müller, Laura Cecilia López
632-656
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15451
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E DIREITOS HUMANOS
ANÁLISE DO ENTENDIMENTO DE MULHERES SOBRE A (DES)HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO
Tathiany Moura, Vivianny Galvão, Verônica Teixeira Marques
657-680
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15440
A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO
Yuri Barbosa Martins de Oliveira, Tatiane dos Santos Moreira
681-705
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15432
UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA:
“GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS”
Marcos da Cruz Alves Siqueira, Geiva Carolina Calsa
706-728
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15344
UMA TRAVESTI NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS
FAKE NEWS, TRANSFOBIA E PÂNICO MORAL A PARTIR DA ELEIÇÃO DE ERIKA HILTON
Vinícius Lucena de Oliveira, Soraya Maria Bernardino Barreto Januário
729-755
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15289
DISCURSOS, SILENCIAMENTOS E DORES:
O “FAZER FALAR” NOS INQUÉRITOS POLICIAIS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL NO ALTO SERTÃO SERGIPANO
Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, Claudiene Santos, Thiago Barcelos Soliva , Elielma Santos Macedo
756-784
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15433
ETNOPSICANÁLISE, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
O PAPEL DA ESCUTA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Valeria dos Santos Moraes Ornellas
785-806
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15364
CORPO-AFETO E ANCESTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DOS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS:
SABERES-VIVÊNCIAS DE DOCENTES ATUANTES NA REGIÃO AMAZÔNICA
Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar
807-832
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15268
OFÍCIO DE COSTUREIRA ESPAÇO HISTÓRICO DE RESISTÊNCIA FEMININA:
CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS
Mislene Aparecida Gonçalves Rosa, Daisy Moreira Cunha
833-859
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15237
Diversidade em Debate
JOGOS VIRTUAIS PARA MENINAS
ANALISANDO PEDAGOGIAS CULTURAIS
Leticia Bordignon de Carvalho Ramos, Cristiane Barbosa Soares, Fabiane Ferreira da Silva
860-886
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15195
PROGRAMA AFROUNEB
UM "MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR"
Luiz Gustavo Santos da Silva
887-910
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14174
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO
Vinícius de Oliveira Silva, Andréa Cristina Martelli, Simone Sandri
911-938
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15228
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”
PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
Bruna Valentim Gomes da Mota , Cleber Souza Meneses, Michel Ferreira dos Reis
939-969
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15350
Espaços Educativos
BANG, BANG! VOCÊ MORREU:
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
Luiz Carlos da Cruz Filho, João Victor Vieira da Silva, Iago de Paula Vilela Mundim, Thiago Bispo da Silva, Samuel Oliveira Santos, Vagner Matias do Prado
970-985
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117
EU NAO VOU ME CALAR:
SUSPENSÃO DE COTAS PARA PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR E O SILENCIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO
Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori
986-1004
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15244
Cotidiano da Escola
O COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ARTES DE FAZER:
INÉRCIA, RESISTÊNCIAS E ASTÚCIAS
Fernanda Batista Moreira de Andrade, Marco Antônio Torres
1005-1020
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15421
DESAFIOS EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES E EXCLUSÃO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
Luciano Borges Muniz
1021-1038
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14606
JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA:
DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES
Késia Maria Maximiano de Melo, Liciara Melissa Von Grafen Prass
1039-1060
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15258
EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS
"O QUE VAMOS DIZER ÀS CRIANÇAS?"
Rafaela Carminatti
1061-1078
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15294
IMPLANTANDO A LEI 14.164/21 NA ESCOLA PÚBLICA:
PERSPECTIVA DO TRABALHO COM SERVIDORAS E SERVIDORES
Gisele Martins Ferreira
1079-1092
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15361
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
Izabella Chemello Bersani de Souza, Isis Burgomeister Pustiglione, Michele Feitosa de Araujo, Nicoli Rocha Santos, Kamily da Silva Xavier, Thamiris Pacheco dos Santos, Jeane Leal de Oliveira Rocha, Evelyn Pinto Benedito, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
1093-1117
pdf
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15362
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários