v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias

					Visualizar v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias
Publicado: 25-01-2024

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1 - 4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15865
  • Apresentação Dossiê violências e resistências na saúde, educação e mídias

    Claudiene Santos, Javier Rodríguez Mir , Maria Fernanda González
    5 - 7
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15859

Entrevista

  • Entrevista

    Claudiene Santos , Javier Rodríguez Mir , Maria Fernanda González
    8 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15882

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias

  • Violência contra infâncias LGBTI+ na educação Por narrativas ficcionais para pedagogias queer

    Luan Carpes Barros Cassal, Tainá dos Santos Oliveira
    20 - 46
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15366
  • VIDAS QUEER NA ESCOLA VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

    Maria Cláudia Dal'Igna, Ruan Carlos Sansone
    47 - 68
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15442
  • MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL ACERCA DO BULLYING HOMOFÓBICO NA ESCOLA

    William Roslindo Paranhos, Elizabeth Fernandes de Macedo
    69 - 98
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15420
  • INTERLOCUÇÕES ENTRE FRIDA KAHLO E GÊNERO: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Lucas de Bárbara Wendt, Cauê Rodrigues, Lutiere Dalla Valle
    99 - 123
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15437
  • "UM CORPO SEM AMPARO” OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

    Amanda Dória de Assis, Natacha da Silva Tavares, Elisandro Schultz Wittizorecki
    124-148
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396
  • ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO DE ESCOPO

    Kamila Caroline Silveira Noronha, Consuelena Lopes Leitão , Gisele Cristina Resende, Breno de Oliveira Ferreira
    149-176
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15181
  • PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL COM VISTAS À EMANCIPAÇÃO

    Natanael de Medeiros, Yalin Brizola Yared
    177-203
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15426
  • ANÁLISE DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL - AÇÕES DESENVOLVIDAS POR UMA PREFEITURA DO INTERIOR PAULISTA

    Aparecido Renan Vicente, Rita de Kássia Cândido, Andreza Marques de Castro
    204-229
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15324
  • CAMINHOS DE PAPEL AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

    Adriana de Souza Medeiros Batista, Marcelo Rodrigues Batista, Divina Lúcia de Souza Medeiros
    230-256
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15371
  • CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Ana Clara Azanha do Nascimento, Jamille Georges Reis Khouri, Edna Maria Severino Peters Kahhale, Beatriz Borges Brambilla
    257- 282
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15454
  • A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS

    Thiago de Souza Moura
    283-314
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462
  • EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

    Emanuelly Wouters, Daniele Ferreira Acosta
    315-339
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15127
  • CONTEÚDOS REPRESENTACIONAIS DE MULHERES E HOMENS SOBRE A VIOLÊNCIA

    Camila Daiane Silva, Carolina Coutinho Costa Vallejos, Marina Soares Mota, Victoria Leslyê Rocha Gutmann
    340-358
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15146
  • A CONSTRUÇAO DO RACISMO NO BRASIL E SUA DESCONSTRUCAO PRATICAS PEDAGÓGICAS CONGRUENTES COM A LEI 10.639/03

    Maria Aparecida de Souza Ramos
    359 - 386
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15493
  • A RESISTÊNCIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO O ENFRENTAMENTO PERANTE AS TENTATIVAS DE INVISIBILIDADE NA PESQUISA

    Sueli Gomes da Costa Sitta, Alexandre de Oliveira Legendre
    387 - 411
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15363
  • MULHERES E O DIREITO À VOZ: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE FAZER FALAR EM OBRAS ESCRITAS POR ELAS

    Fabiana de Oliveira Gomes, Fernando Seffner
    412 - 435
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15425
  • O QUE PODE O CINEMA NA EDUCAÇÃO?

    Martha Giudice Narvaz, Ana Lúcia Goulart Pereira, Caroline Silva da Luz
    436-461
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15453
  • EDUCAÇÃO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO: O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL

    Davi Reis Consolação, Ludmilla Carneiro Araújo, Gabriela Silveira Meireles
    462 - 490
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15355
  • "SOU UMA, MAS NÃO SOU SӔ ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

    Deiziane Ferreira, Ana Paula Andrade
    491-517
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15372
  • TELEJORNALISMO E DIVERSIDADE UMA ANÁLISE DA FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DE JORNALISTAS NEGROS NO JORNAL NACIONAL

    Carla Montuori Fernandes, Luiz Ademir de Oliveira, Mayra Regina Coimbra, Leonardo Emerson Silva e Souza
    518-546
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15264
  • HORROR HETERONORMATIVO REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN

    Lucas Bitencourt Fortes
    547-578
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15401
  • “DEU REAGENTE! VOU MORRER?” INFLUENCIADORES DIGITAIS E SEUS ENSINAMENTOS SOBRE COMO VIVER COM HIV/AIDS.

    Dilan Magnus, Carin Klein
    579-608
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15428
  • A POLÍTICA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE COMO PROPOSIÇÃO DE RESISTÊNCIA AO EXÍLIO DA DIVERSIDADE

    Guilherme de Souza Müller
    609-631
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15446
  • NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO: PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

    Fernanda Copetti Müller, Laura Cecilia López
    632-656
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15451
  • VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E DIREITOS HUMANOS ANÁLISE DO ENTENDIMENTO DE MULHERES SOBRE A (DES)HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO

    Tathiany Moura, Vivianny Galvão, Verônica Teixeira Marques
    657-680
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15440
  • A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO

    Yuri Barbosa Martins de Oliveira, Tatiane dos Santos Moreira
    681-705
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15432
  • UMA ANÁLISE DA MÍDIA EVANGÉLICA: “GÊNERO É BIOLÓGICO E TUDO QUE FOGE DISSO SUBVERTE OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS CRISTÃOS”

    Marcos da Cruz Alves Siqueira, Geiva Carolina Calsa
    706-728
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15344
  • UMA TRAVESTI NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS FAKE NEWS, TRANSFOBIA E PÂNICO MORAL A PARTIR DA ELEIÇÃO DE ERIKA HILTON

    Vinícius Lucena de Oliveira, Soraya Maria Bernardino Barreto Januário
    729-755
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15289
  • DISCURSOS, SILENCIAMENTOS E DORES: O “FAZER FALAR” NOS INQUÉRITOS POLICIAIS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL NO ALTO SERTÃO SERGIPANO

    Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, Claudiene Santos, Thiago Barcelos Soliva , Elielma Santos Macedo
    756-784
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15433
  • ETNOPSICANÁLISE, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS O PAPEL DA ESCUTA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

    Valeria dos Santos Moraes Ornellas
    785-806
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15364
  • CORPO-AFETO E ANCESTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DOS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS: SABERES-VIVÊNCIAS DE DOCENTES ATUANTES NA REGIÃO AMAZÔNICA

    Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar
    807-832
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15268
  • OFÍCIO DE COSTUREIRA ESPAÇO HISTÓRICO DE RESISTÊNCIA FEMININA: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS

    Mislene Aparecida Gonçalves Rosa, Daisy Moreira Cunha
    833-859
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15237

Diversidade em Debate

  • JOGOS VIRTUAIS PARA MENINAS ANALISANDO PEDAGOGIAS CULTURAIS

    Leticia Bordignon de Carvalho Ramos, Cristiane Barbosa Soares, Fabiane Ferreira da Silva
    860-886
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15195
  • PROGRAMA AFROUNEB UM "MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR"

    Luiz Gustavo Santos da Silva
    887-910
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14174
  • AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO

    Vinícius de Oliveira Silva, Andréa Cristina Martelli, Simone Sandri
    911-938
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15228
  • UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY” PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR

    Bruna Valentim Gomes da Mota , Cleber Souza Meneses, Michel Ferreira dos Reis
    939-969
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15350

Espaços Educativos

  • BANG, BANG! VOCÊ MORREU: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO

    Luiz Carlos da Cruz Filho, João Victor Vieira da Silva, Iago de Paula Vilela Mundim, Thiago Bispo da Silva, Samuel Oliveira Santos, Vagner Matias do Prado
    970-985
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117
  • EU NAO VOU ME CALAR: SUSPENSÃO DE COTAS PARA PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR E O SILENCIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO

    Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori
    986-1004
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15244

Cotidiano da Escola

  • O COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ARTES DE FAZER: INÉRCIA, RESISTÊNCIAS E ASTÚCIAS

    Fernanda Batista Moreira de Andrade, Marco Antônio Torres
    1005-1020
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15421
  • DESAFIOS EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES E EXCLUSÃO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS

    Luciano Borges Muniz
    1021-1038
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14606
  • JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES

    Késia Maria Maximiano de Melo, Liciara Melissa Von Grafen Prass
    1039-1060
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15258
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS "O QUE VAMOS DIZER ÀS CRIANÇAS?"

    Rafaela Carminatti
    1061-1078
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15294
  • IMPLANTANDO A LEI 14.164/21 NA ESCOLA PÚBLICA: PERSPECTIVA DO TRABALHO COM SERVIDORAS E SERVIDORES

    Gisele Martins Ferreira
    1079-1092
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15361
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO

    Izabella Chemello Bersani de Souza, Isis Burgomeister Pustiglione, Michele Feitosa de Araujo, Nicoli Rocha Santos, Kamily da Silva Xavier, Thamiris Pacheco dos Santos, Jeane Leal de Oliveira Rocha, Evelyn Pinto Benedito, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
    1093-1117
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15362