CORPO-AFETO E ANCESTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DOS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS:

SABERES-VIVÊNCIAS DE DOCENTES ATUANTES NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15268

Resumo

Este artigo é fruto de diálogos acerca dos saberes-vivências de docentes atuantes na Educação Indígena e na Educação Quilombola no contexto amazônico, cujo objetivo é compreender o que pode o corpo-afeto indígena e negro em processos educativos que considerem sua ancestralidade. A fundamentação teórica está embasada sob as vozes de autoras/es indígenas e negros em diálogo com Merleau-Ponty (1999), Spinoza (2009) e Ricoeur (1994), sob o aporte da fenomenologia-hermenêutica. Os resultados obtidos destacam a dissonância entre a legislação e a realidade vivenciada pelas escolas indígenas e quilombolas, o negligenciamento das corporeidades e de seus saberes, sobretudo, para que os dados possam ser articulados à Educação Escolar Indígena e Quilombola e a formação de professores.       

PALAVRAS-CHAVE: Corpo-afeto. Ancestralidade. Educação Escolar Indígena. Educação Escolar Quilombola.

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Biografia do Autor

Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/UFAM). Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. E-mail: kerolainebur@gmail.com.

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação, professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Atua na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte. E-mail: <jvicente@uea.edu.br>.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Pinho Burlamaqui, A. K., & de Souza Aguiar, J. V. (2024). CORPO-AFETO E ANCESTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DOS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS: : SABERES-VIVÊNCIAS DE DOCENTES ATUANTES NA REGIÃO AMAZÔNICA. Diversidade E Educação, 11(1), 807–832. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15268

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias