"UM CORPO SEM AMPARO”

OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396

Resumo

Neste trabalho visamos discutir elementos que atravessam e constituem as experiências de meninas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras.  A partir disso, compreendemos que alguns elementos, como: deboches relacionados aos cabelos, exclusão, currículo eurocêntrico - afetam a experiência das meninas negras nas escolas.

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Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, UFRGS

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Viamão. Mestra e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - mãe, mulher, negra. 

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Doutorado em Ciências do Movimento Humano. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Dória de Assis, A., da Silva Tavares, N., & Schultz Wittizorecki, E. (2024). "UM CORPO SEM AMPARO”: OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE. Diversidade E Educação, 11(1), 124–148. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias