"UM CORPO SEM AMPARO”

OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396

Resumen

Neste trabalho visamos discutir elementos que atravessam e constituem as experiências de meninas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras.  A partir disso, compreendemos que alguns elementos, como: deboches relacionados aos cabelos, exclusão, currículo eurocêntrico - afetam a experiência das meninas negras nas escolas.

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Biografía del autor/a

Natacha da Silva Tavares, UFRGS

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Viamão. Mestra e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - mãe, mulher, negra. 

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Doutorado em Ciências do Movimento Humano. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

DÓRIA DE ASSIS, Amanda; DA SILVA TAVARES, Natacha; SCHULTZ WITTIZORECKI, Elisandro. "UM CORPO SEM AMPARO”: OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 124–148, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.15396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15396. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias