"UM CORPO SEM AMPARO”
OLHARES PARA A TRAJETÓRIA DE MENINAS DOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15396Resumo
Neste trabalho visamos discutir elementos que atravessam e constituem as experiências de meninas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras. A partir disso, compreendemos que alguns elementos, como: deboches relacionados aos cabelos, exclusão, currículo eurocêntrico - afetam a experiência das meninas negras nas escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.