INTERLOCUÇÕES ENTRE FRIDA KAHLO E GÊNERO:
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15437Resumo
Esta escrita parte de experiências pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil ao acionar junto às crianças o olhar crítico-reflexivo entorno às noções estereotipadas de corpo e gênero que eram trazidas por elas em nossos encontros. A partir de referenciais visuais da obra da artista mexicana Frida Kahlo em diálogo com o livro Grandes mulheres que mudaram o mundo, interrogamos como se articulavam suas percepções mediante distintas formas de representação dos corpos e gêneros, para além daquilo que comumente era visibilizado pelas mídias hegemônicas ou em seus cotidianos. Neste interim, nos interessou examinar como operavam as políticas de representação na produção dos seus imaginários, sobretudo no que tange às questões de gênero quando colocadas em processos de problematização por contrastes ou similaridades. Coincidimos que é a partir da infância que as noções de corpo e gênero são constituídas, sobretudo atravessadas pelos artefatos culturais de consumo produzidos pelas grandes indústrias. E que, portanto, são relevantes proposições que contribuam para pensar e problematizar versões estereotipadas bem como perspectivas binárias e preconceituosas de gênero. Neste contexto, a aliança entre a arte e a literatura junto às crianças nos possibilitou o fomento ao olhar reflexivo-crítico frente a determinadas noções de corpo e gênero que formavam parte de seus repertórios.
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