INTERLOCUÇÕES ENTRE FRIDA KAHLO E GÊNERO:

DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lucas de Bárbara Wendt Universidade Federal de Santa Maria
  • Cauê Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15437

Resumo

Esta escrita parte de experiências pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil ao acionar junto às crianças o olhar crítico-reflexivo entorno às noções estereotipadas de corpo e gênero que eram trazidas por elas em nossos encontros. A partir de referenciais visuais da obra da artista mexicana Frida Kahlo em diálogo com o livro Grandes mulheres que mudaram o mundo, interrogamos como se articulavam suas percepções mediante distintas formas de representação dos corpos e gêneros, para além daquilo que comumente era visibilizado pelas mídias hegemônicas ou em seus cotidianos. Neste interim, nos interessou examinar como operavam as políticas de representação na produção dos seus imaginários, sobretudo no que tange às questões de gênero quando colocadas em processos de problematização por contrastes ou similaridades. Coincidimos que é a partir da infância que as noções de corpo e gênero são constituídas, sobretudo atravessadas pelos artefatos culturais de consumo produzidos pelas grandes indústrias. E que, portanto, são relevantes proposições que contribuam para pensar e problematizar versões estereotipadas bem como perspectivas binárias e preconceituosas de gênero. Neste contexto, a aliança entre a arte e a literatura junto às crianças nos possibilitou o fomento ao olhar reflexivo-crítico frente a determinadas noções de corpo e gênero que formavam parte de seus repertórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pesquisador na área de masculinidades e Interseccionalidades. Psicólogo graduado pela Unisinos, mestre em Ciências Sociais PPGCS/Unisinos. Integrante do Laboratório de Interseccionlidades, Equidades e Saúde (LabIES)

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestrado em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista - Universitat de Barcelona/ Girona/Granada - Espanha/ 2009) - ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández - Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestrado em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) - com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharelado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes-PPGE/UFSM. 

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Bárbara Wendt, L., Rodrigues, C., & Dalla Valle, L. (2024). INTERLOCUÇÕES ENTRE FRIDA KAHLO E GÊNERO: : DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 11(1), 99–123. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15437

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias