EDUCAÇÃO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO:

O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15355

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o Instagram como um Artefato Cultural produtor de currículos que contribuem para a formação sobre as questões de gênero e sexualidades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e análise de discurso na tentativa de analisar os discursos presentes em algumas postagens em perfis do Instagram que abordam as relações de gênero e sexualidade, bem como as interações de usuários, mapeando modos de pensar produzidos a partir do contato com as páginas. Conclui-se que o Instagram, como um artefato cultural, formativo e influenciador, está presente no cotidiano dos jovens e é capaz de, através dos perfis, postagens e interações, moldar os pensamentos e comportamentos dos usuários também no tema da sexualidade e dos gêneros, sendo capaz de produzir ações

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Biografia do Autor

Davi Reis Consolação, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

Licenciado em Pedagogia pelo Unifagoc. Atualmente é professor efetivo no Município de Ubá, atuando no Ensino fundamental. Cursando segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva e pós-graduação em Neuropsicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e pandemia.

Ludmilla Carneiro Araújo, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho - Unifagoc

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2018) e graduada em Pedagogia pela mesma (2014). Participou do grupo de estudos: "Cotidianos em Devir" realizado no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED), da faculdade de Educação da UFJF. Atualmente, faz parte do corpo docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc) na cidade de Ubá, MG, atuando com várias disciplinas, como: Didática; Avaliação; Ética e cidadania; Filosofia da Educação; Cultura Afro-brasileira e indígena; Meio ambiente e educação; Fundamentos e práticas no Ensino da Arte; Educação Especial e Processos Inclusivos; Tópicos especiais em educação; Sociologia da Educação. Trabalha, também, em função administrativa realizando atividades para o curso de Pedagogia da instituição. É professora, também, na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Ubá.

Gabriela Silveira Meireles, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho - Unifagoc

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Psicóloga formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação foi bolsista PROBIC e CNPq do Projeto de Pesquisa intitulado "Inclusão: desvelando sentidos nos cursos de Pedagogia e Psicologia das IFES mineiras". Participou de Grupos de Estudo relacionados à educação inclusiva e educação e diversidade. Foi membro do Núcleo do antigo Núcleo de Educação Especial (NESP/UFJF), depois denominado Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/UFJF), a partir do qual foi autora e co-autora de várias publicações. Participou também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/UFMG). Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde lecionou as disciplinas "Processos de Ensino e Aprendizagem"; "Psicologia da Educação I" e "Prática Escolar I", vinculadas ao departamento de Psicologia da Educação. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica em uma escola pública da rede municipal de Juiz de Fora, que atendia desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Foi professora alfabetizadora no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Atualmente é professora Adjunta no curso de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/ Ubá), tendo lecionado disciplinas como: Psicologia e Teorias da Educação, Psicologia Escolar, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, Psicologia, Gênero e Cultura, Psicologia e Integralidade, Psicologia e Contemporaneidade, Tópicos Especiais com Ênfase no Desenvolvimento Infantil, além da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Arte. Além disso, desenvolve Projetos de Extensão nas áreas de Alfabetização, Educação Inclusiva, Artes, Gênero e Sexualidades. Atualmente, está desenvolvendo o projeto "Aprendizagem e inclusão: contribuições da psicologia escolar", focado no processo de alfabetização de alunos/as da rede pública estadual da cidade de Ubá/MG. Discute questões ligadas à diversidade humana, processos de ensino e aprendizagem, alfabetização, inclusão, currículo, tecnologias digitais, estudos de gênero e sexualidades. Orienta alunos/as em estágios na escola e outras instituições educativas, bem como orienta alunos/as em seus trabalhos de conclusão de curso, envolvendo questões relacionadas à Educação em interface com a Psicologia. Atua também como psicóloga no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/Ubá, através da coordenação da Clínica-Escola de Psicologia - o Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira e dos Atendimentos Psicológicos realizados aos/às alunos/as da instituição através do Núcleo de Apoio ao Estudante (NaE/UNIFAGOC). Realiza curso em nível de pós-graduação na área de LIBRAS (Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais).

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Consolação, D. R., Carneiro Araujo, L., & Silveira Meireles, G. (2024). EDUCAÇÃO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO:: O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL. Diversidade E Educação, 11(1), 462–490. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15355

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias