CAMINHOS DE PAPEL

AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

Autores

  • Adriana de Souza Medeiros Batista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Rodrigues Batista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Divina Lúcia de Souza Medeiros Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah https://orcid.org/0000-0001-9982-228X

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15371

Resumo

Apresenta-se experiência de ação educativa iniciada em centro socioeducativo, com adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado. Depois, a mesma foi repetida em escola quilombola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cumprindo medida socioeducativa em regime aberto. Aborda metodologia baseada na construção coletiva de uma história que remete a uma viagem, registrada em diário de bordo, transformada em livreto, com ilustração baseada em origamis. Traçou-se um comparativo entre as produções oriundas dos quatro cenários. Está estruturado em uma discussão acerca do papel da escola e da assistência social, como parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, as intercessões entre o sistema socioeducativo e segurança pública, buscando evidenciar o caminho que, eventualmente, transcorre a criança e adolescente entre o abandono da escola e envolvimento com ato infracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Batista, Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em Letras, Português e Espanhol e suas respectivas literaturas, mestrando no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professor na Escola Estadula Padre João de Santo Antônio, em Santa Luzia/MG.

Divina Lúcia de Souza Medeiros, Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah

Pedagoga formada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em orientação pedagógica. Atua como supervisora na Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia/MG.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Souza Medeiros Batista, A., Rodrigues Batista, M., & de Souza Medeiros, D. L. (2024). CAMINHOS DE PAPEL: AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS. Diversidade E Educação, 11(1), 230–256. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15371

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias