CAMINHOS DE PAPEL
AÇÃO EDUCATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE ADOLESCENTES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15371Abstract
Apresenta-se experiência de ação educativa iniciada em centro socioeducativo, com adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado. Depois, a mesma foi repetida em escola quilombola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cumprindo medida socioeducativa em regime aberto. Aborda metodologia baseada na construção coletiva de uma história que remete a uma viagem, registrada em diário de bordo, transformada em livreto, com ilustração baseada em origamis. Traçou-se um comparativo entre as produções oriundas dos quatro cenários. Está estruturado em uma discussão acerca do papel da escola e da assistência social, como parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, as intercessões entre o sistema socioeducativo e segurança pública, buscando evidenciar o caminho que, eventualmente, transcorre a criança e adolescente entre o abandono da escola e envolvimento com ato infracional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.