AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15228Resumo
Este trabalho objetiva analisar as temáticas de gênero e sexualidade a partir do conteúdo da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica. Com abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que, ao final do século XX, as produções acadêmicas e políticas educacionais sobre as relações de gênero e a sexualidade começam a ser efetivadas, porém, enfrentam resistência da ala política (neo)liberal e (ultra)conservadora, que veem, nos estudos de gênero e sexualidade, uma ameaça aos valores morais, religiosos e tradicionais da família. Esse movimento de oposição, ainda reflete nas políticas educacionais atuais silenciando a discussão dessas temáticas e limitando as possibilidades do trabalho docente. Reiteramos a necessidade da formação docente para a Educação Sexual, com vistas à emancipação e enfrentamento da violência sexual, em contraposição aos modelos heteronormativos e excludentes sobre o gênero e a sexualidade.
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