AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO

Autores

  • Vinícius de Oliveira Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Andréa Cristina Martelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Simone Sandri Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15228

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as temáticas de gênero e sexualidade a partir do conteúdo da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica. Com abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que, ao final do século XX, as produções acadêmicas e políticas educacionais sobre as relações de gênero e a sexualidade começam a ser efetivadas, porém, enfrentam resistência da ala política (neo)liberal e (ultra)conservadora, que veem, nos estudos de gênero e sexualidade, uma ameaça aos valores morais, religiosos e tradicionais da família. Esse movimento de oposição, ainda reflete nas políticas educacionais atuais silenciando a discussão dessas temáticas e limitando as possibilidades do trabalho docente. Reiteramos a necessidade da formação docente para a Educação Sexual, com vistas à emancipação e enfrentamento da violência sexual, em contraposição aos modelos heteronormativos e excludentes sobre o gênero e a sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. 

Andréa Cristina Martelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp. Atualmente é professora Associada "D" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes temáticas: formação docente, gênero, sexualidade ( sexualidade infantil, violência sexual e diversidade sexual) e educação.Atualmente é coordenadora da Área de Extensão do Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA/ Unioeste. É integrante do Grupo de Pesquisa Violar/Unicamp e Grupo em pesquisa em educação e diversidade- GPED/UNESPAR e, coordena o Grupo de pesquisa e de extensão Grupo de estudos sobre educação e sexualidade - GEPEX.

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UNIOESTE, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social (GEPPES), da UNIOESTE. Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no campo de pesquisa de Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares para a Educação Básica e Formação de Professores; Políticas Curriculares e Avaliação em Larga Escala; Público-Privado na Educação.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Oliveira Silva, V., Martelli, A. C., & Sandri, S. (2024). AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO. Diversidade E Educação, 11(1), 911–938. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15228