A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Thiago de Souza Moura PUC Rio

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462

Resumo

O presente trabalho dialoga com a educação sexual e seus desdobramentos na escola. A pesquisa consiste em uma análise documental associada a fatos do cotidiano e a pesquisa bibliográfica em eventos científicos acerca do tema. Os fatos do cotidiano e os artigos levantados apresentam a escola como lugar potencial para abordagem de uma educação sexual crítica, emancipatória e plural para todos. Entretanto, isso não quer dizer, que o dever de casa tenha sido feito, pois a mesma escola que poderia aprofundar considerações sobre o assunto, pode também reproduzir em seus bastidores práticas discriminatórias, excludentes e reducionistas em relação a educação sexual nesse lugar. A diversidade sexual: principalmente, a transexualidade, as sexualidades e os estudos de gênero têm apresentado contribuições significativas como parte das mudanças nesse processo. Desse modo, a educação sexual ganha espaço na disciplina escolar Biologia como um lugar de desconstrução potente para debates e reflexões na escola.

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Biografia do Autor

Thiago de Souza Moura, PUC Rio

Doutorando (2021) e Mestre em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas Maria Thereza. Tem experiência na área de Ensino em Ciências e Biologia no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Atuação e áreas de interesse: Educação sexual desbiologizante na escola, Gravidez na Adolescência, Relações de Gênero, Masculinidades, Sexualidades, Interculturalidade, Relações Étnico-Raciais, Sociologia da Educação, História da Educação, Currículo, Didática e Formação de Professores. Professor Docente I Biologia do Estado/RJ (Seeduc ). Professor de Ciências (SME / RJ). Especialista em Ensino de Biologia UERJ/FFP. Especialista em Ensino de Ciências e Biologia IBqM UFRJ. Especialista na Educação Básica em Biologia Colégio Pedro II- Programa Residência Docente. Integrante do Grupo de Pesquisa PROFEX na PUC-RIO de estudos sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente. Apresento uma proposta de sequência didática selecionada pelo Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, 2020/2021, intitulada: Oficinas da Liberdade: ressignificando a gravidez na adolescência na escola através dos estudos de gênero. Material divulgado no formato de plano de aula no site:http://generoeeducacao.org.br

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Moura, T. de S. (2024). A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS. Diversidade E Educação, 11(1), 283–314. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias