A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462Abstract
O presente trabalho dialoga com a educação sexual e seus desdobramentos na escola. A pesquisa consiste em uma análise documental associada a fatos do cotidiano e a pesquisa bibliográfica em eventos científicos acerca do tema. Os fatos do cotidiano e os artigos levantados apresentam a escola como lugar potencial para abordagem de uma educação sexual crítica, emancipatória e plural para todos. Entretanto, isso não quer dizer, que o dever de casa tenha sido feito, pois a mesma escola que poderia aprofundar considerações sobre o assunto, pode também reproduzir em seus bastidores práticas discriminatórias, excludentes e reducionistas em relação a educação sexual nesse lugar. A diversidade sexual: principalmente, a transexualidade, as sexualidades e os estudos de gênero têm apresentado contribuições significativas como parte das mudanças nesse processo. Desse modo, a educação sexual ganha espaço na disciplina escolar Biologia como um lugar de desconstrução potente para debates e reflexões na escola.
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