A DESCONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
REVERBERAÇÕES DOS/NOS COTIDIANOS ESCOLARES E EM EVENTOS CIENTÍFICOS EDUCACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15462Résumé
O presente trabalho dialoga com a educação sexual e seus desdobramentos na escola. A pesquisa consiste em uma análise documental associada a fatos do cotidiano e a pesquisa bibliográfica em eventos científicos acerca do tema. Os fatos do cotidiano e os artigos levantados apresentam a escola como lugar potencial para abordagem de uma educação sexual crítica, emancipatória e plural para todos. Entretanto, isso não quer dizer, que o dever de casa tenha sido feito, pois a mesma escola que poderia aprofundar considerações sobre o assunto, pode também reproduzir em seus bastidores práticas discriminatórias, excludentes e reducionistas em relação a educação sexual nesse lugar. A diversidade sexual: principalmente, a transexualidade, as sexualidades e os estudos de gênero têm apresentado contribuições significativas como parte das mudanças nesse processo. Desse modo, a educação sexual ganha espaço na disciplina escolar Biologia como um lugar de desconstrução potente para debates e reflexões na escola.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.