CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15454

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão crítica acerca da educação sexual brasileira, sob o prisma metodológico da Psicologia Sócio-Histórica e do materialismo histórico-dialético. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre ações de educação sexual em escolas brasileiras, abrangendo 17 produções indexadas no banco de dados SciELO entre 2017-2021. Foram mapeadas as concepções de adolescência, sexualidade e as características das intervenções investigadas. Verificou-se (1) a incongruência entre a proposta dos documentos de Parâmetros Curriculares Nacionais e as intervenções realizadas nas escolas; (2) significativo sofrimento de adolescentes LGBTQIA+ devido a invisibilização de pautas referentes à diversidade. Enfatiza-se que a lacuna existente na educação e orientação sexual em âmbito escolar inflige obstáculos à criação de autonomia e autocuidado em saúde sexual neste período. Urge, portanto, a ruptura com a educação sexual tradicional em prol de uma construção crítica, imune aos imperativos mercadológicos e compromissada com pressupostos antirracistas, antissexistas, anticapacitistas e anti-LGBTfóbicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Azanha do Nascimento, PUC-SP

Estudante de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jamille Georges Reis Khouri, PUC-SP

Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Edna Maria Severino Peters Kahhale, PUC-SP

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).

Beatriz Borges Brambilla, PUC-SP

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Azanha do Nascimento, A. C., Georges Reis Khouri, J., Severino Peters Kahhale, E. M., & Borges Brambilla, B. (2024). CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Diversidade E Educação, 11(1), 257–282. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15454

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias