CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15454Abstract
O presente artigo propõe uma discussão crítica acerca da educação sexual brasileira, sob o prisma metodológico da Psicologia Sócio-Histórica e do materialismo histórico-dialético. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre ações de educação sexual em escolas brasileiras, abrangendo 17 produções indexadas no banco de dados SciELO entre 2017-2021. Foram mapeadas as concepções de adolescência, sexualidade e as características das intervenções investigadas. Verificou-se (1) a incongruência entre a proposta dos documentos de Parâmetros Curriculares Nacionais e as intervenções realizadas nas escolas; (2) significativo sofrimento de adolescentes LGBTQIA+ devido a invisibilização de pautas referentes à diversidade. Enfatiza-se que a lacuna existente na educação e orientação sexual em âmbito escolar inflige obstáculos à criação de autonomia e autocuidado em saúde sexual neste período. Urge, portanto, a ruptura com a educação sexual tradicional em prol de uma construção crítica, imune aos imperativos mercadológicos e compromissada com pressupostos antirracistas, antissexistas, anticapacitistas e anti-LGBTfóbicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.