DESAFIOS EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES E EXCLUSÃO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14606

Resumo

RESUMO: Situações de exclusão e discriminação estão presentes no cotidiano de várias escolas brasileiras como atestam muitas pesquisas feitas nos últimos anos no Brasil. A escola como espaço onde se desenvolvem relações e interações sociais diversas, muitas vezes sem associação direta com a função social que se acredita ser a razão da existência da instituição escola, tem se tornado importante objeto de análise no campo da sociologia da educação. Este artigo objetiva analisar se a existência de relações sociais que apresentam manifestações de discriminação e exclusão de certos grupos de indivíduos, dentro de escolas públicas e privadas em uma cidade no Centro Oeste de Minas Gerais, se relaciona com a maneira como a diversidade é percebida e tratada nos contextos escolares pesquisados. Para guiar a investigação, o problema de pesquisa busca responder se a maneira como a escola e os indivíduos que a compõem lidam com a questão das diversidades dentro de seus ambientes, guarda relação com a existência de práticas discriminatória e de exclusão social em seus espaços. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez grupos de alunos, estudantes do Ensino Médio, de duas escolas públicas e de duas escolas privadas do município. Os grupos contaram com oito jovens em média em cada um deles. Os achados apontam para uma relação direta entre a forma como as escolas percebem e trabalham com as questões das diversidades e a existência de manifestações de preconceito e discriminação em seus contextos.

 

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

BORGES MUNIZ, Luciano. DESAFIOS EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES E EXCLUSÃO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1021–1038, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.14606. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14606. Acesso em: 5 dez. 2025.