DESAFIOS EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES E EXCLUSÃO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.14606Resumo
RESUMO: Situações de exclusão e discriminação estão presentes no cotidiano de várias escolas brasileiras como atestam muitas pesquisas feitas nos últimos anos no Brasil. A escola como espaço onde se desenvolvem relações e interações sociais diversas, muitas vezes sem associação direta com a função social que se acredita ser a razão da existência da instituição escola, tem se tornado importante objeto de análise no campo da sociologia da educação. Este artigo objetiva analisar se a existência de relações sociais que apresentam manifestações de discriminação e exclusão de certos grupos de indivíduos, dentro de escolas públicas e privadas em uma cidade no Centro Oeste de Minas Gerais, se relaciona com a maneira como a diversidade é percebida e tratada nos contextos escolares pesquisados. Para guiar a investigação, o problema de pesquisa busca responder se a maneira como a escola e os indivíduos que a compõem lidam com a questão das diversidades dentro de seus ambientes, guarda relação com a existência de práticas discriminatória e de exclusão social em seus espaços. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez grupos de alunos, estudantes do Ensino Médio, de duas escolas públicas e de duas escolas privadas do município. Os grupos contaram com oito jovens em média em cada um deles. Os achados apontam para uma relação direta entre a forma como as escolas percebem e trabalham com as questões das diversidades e a existência de manifestações de preconceito e discriminação em seus contextos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




