O COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ARTES DE FAZER:
INÉRCIA, RESISTÊNCIAS E ASTÚCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15421Resumo
Um trabalho pedagógico escolar de qualidade se estabelece a partir de um bom projeto, baseado em referências do campo teórico. Ainda, um projeto pedagógico só se efetiva quando há diálogo entre os membros do corpo docente. No entanto, parece haver, entre professoras de educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, certo modo de fazer: utilizarem de astúcias e fazerem o que desejam em sala de aula, apesar das orientações da gestão escolar e das recomendações teóricas. Esta pesquisa se propõe analisar a prática dessas professoras, procurando compreender: o que essa prática produz como efeito? Como essa experiência acontece no cotidiano escolar? Para tanto, utilizamos as análises propostas por Foucault, para quem uma experiência é o modo como sujeitos se constituem a si mesmos a partir das relações que estabelecem com as possibilidades da cultura. Utilizamos também a ideia de “astúcias”, elaborada por Certeau como uma arte de fazer o cotidiano: o último recurso do fraco.
Palavras-chave: Educação Infantil. Experiência Docente. Michel Foucault. Cotidianos Escolares. Estudos de Gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.