JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA:

DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES

Autores

  • Késia Maria Maximiano de Melo Universidade Federal de Santa Maria
  • Liciara Melissa Von Grafen Prass Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15258

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas que interseccionam as temáticas juventudes, marcadores sociais da diferença e espaço escolar. Para tal, parte de uma prática intersetorial, com vistas à promoção de espaços de fomento e reflexões no que diz respeito à cidadania. Esta prática toma como referencial teórico metodológico os pressupostos da terapia ocupacional social, lançando mão das oficinas de atividades como caminho para os debates propostos. As oficinas, nesse sentido, se configuraram como potentes espaços de reflexões, trocas e compartilhamento do cotidiano, bem como de espaços de pertencimento, oportunizando o reconhecimento dos sistemas de opressão produzidos pela diferença, que repercutem na constituição de suas práticas cotidianas dentro e fora do contexto escolar.

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Biografia do Autor

Liciara Melissa Von Grafen Prass, Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS.

Assistente social no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Norte, Santa Maria - RS.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Melo, K. M. M. de, & Melissa Von Grafen Prass, L. (2024). JUVENTUDE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: : DISCUTINDO CIDADANIA A PARTIR DE OFICINAS DE ATIVIDADES. Diversidade E Educação, 11(1), 1039–1060. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15258