“DEU REAGENTE! VOU MORRER?”
INFLUENCIADORES DIGITAIS E SEUS ENSINAMENTOS SOBRE COMO VIVER COM HIV/AIDS.
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15428Resumo
O diagnóstico positivo para o HIV/aids implica em (des)aprender maneiras de ser e estar na cultura. Nesse sentido, os influenciadores digitais Lucas Raniel e Vitor Ramos, através dos reels de seus perfis do Instagram, buscam ensinar seus seguidores modos de viver com a infecção. Ambos são PVHA e produzem conteúdos direcionados para a promoção dos cuidados em saúde e prevenção às ISTs. Nosso objetivo foi analisar quais as (des)construções de preconceitos e estigmas em torno da infecção são acionadas e como as normativas de gênero e sexualidade são transgredidas ou reiteradas nos corpos das PVHA. Nossa pesquisa está embasada no campo dos Estudos Culturais em Educação, considerando os seguintes aportes teóricos: representação (HALL, 2016), pedagogias culturais (ANDRADE; COSTA, 2015) e gênero e sexualidade (BUTLER, 2020; PRECIADO, 2014). Foi possível identificar através das análises a construção de masculinidades desviantes da norma e as estratégias acionadas no enfrentamento ao estigma e preconceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.