“DEU REAGENTE! VOU MORRER?”

INFLUENCIADORES DIGITAIS E SEUS ENSINAMENTOS SOBRE COMO VIVER COM HIV/AIDS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15428

Resumo

O diagnóstico positivo para o HIV/aids implica em (des)aprender maneiras de ser e estar na cultura. Nesse sentido, os influenciadores digitais Lucas Raniel e Vitor Ramos, através dos reels de seus perfis do Instagram, buscam ensinar seus seguidores modos de viver com a infecção. Ambos são PVHA e produzem conteúdos direcionados para a promoção dos cuidados em saúde e prevenção às ISTs. Nosso objetivo foi analisar quais as (des)construções de preconceitos e estigmas em torno da infecção são acionadas e como as normativas de gênero e sexualidade são transgredidas ou reiteradas nos corpos das PVHA. Nossa pesquisa está embasada no campo dos Estudos Culturais em Educação, considerando os seguintes aportes teóricos: representação (HALL, 2016), pedagogias culturais (ANDRADE; COSTA, 2015) e gênero e sexualidade (BUTLER, 2020; PRECIADO, 2014). Foi possível identificar através das análises a construção de masculinidades desviantes da norma e as estratégias acionadas no enfrentamento ao estigma e preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilan Magnus, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Educação e Licenciado em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de mestrado (2021-2022) CAPES/PROSUP com dedicação exclusiva pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA) na linha de infâncias, juventudes e espaços educativos desenvolvendo pesquisa no âmbito da prevenção do HIV/aids e outras ISTs. Integra o GEPS - Grupo de Estudos em Promoção a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps).

Carin Klein, Universidade Luterana do Brasil / Docente do Programa de Pós-graduação em Educação

Mestra e Doutora em Educação pela universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) com ênfase nos Estudos Culturais em Educação inserida na linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Educativos. Desenvolve pesquisa com temáticas relacionadas a políticas públicas, educação e(m) saúde, gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Magnus, D., & Klein, C. (2024). “DEU REAGENTE! VOU MORRER?”: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SEUS ENSINAMENTOS SOBRE COMO VIVER COM HIV/AIDS. Diversidade E Educação, 11(1), 579–608. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15428

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias