VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E DIREITOS HUMANOS
ANÁLISE DO ENTENDIMENTO DE MULHERES SOBRE A (DES)HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15440Resumo
A qualidade da assistência prestada às mulheres durante o trabalho de parto é preocupação de instituições nacionais e internacionais de saúde, que elaboraram guias para que a assistência seja prestada de forma respeitosa. Essas recomendações, porém, podem não aumentar o nível de informação das mulheres a respeito do tema. Por isso este estudo buscou analisar o entendimento de mulheres sobre violação de direitos humanos e violência obstétrica durante a assistência ao parto. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa utilizando-se formulários e entrevistas semiestruturadas com mulheres que tiveram um ou mais filhos por via vaginal ou cesárea. A análise de dados quantitativos foi feita de forma descritiva e a qualitativa na forma de análise de conteúdo. Conclui-se que condutas consideradas como violência obstétrica e violação dos direitos humanos não são percebidas pelas mulheres como tal, pois só foi possível identificar a existência dessas condutas na análise qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.