"SOU UMA, MAS NÃO SOU SӔ
ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15372Resumo
O presente artigo é parte da construção de uma pesquisa de mestrado em educação que tem como foco o processo educativo de mulheres negras na rede social Instagram. A ideia é investigar as ações de algumas mulheres que fazem uso dessa rede social para levantar pautas raciais, com um viés interseccional. Para este artigo, selecionamos algumas análises que estão sendo feitas no campo teórico e prático, as quais se remetem às criações de estratégias de resistência por mulheres negras na rede social supracitada. Para análise e referencial teórico, dialogamos, sobretudo com intelectuais negras que trabalham com a interseccionalidade numa perspectiva crítica, antirracista e antissexista. Evidenciamos, neste artigo, como mulheres negras são atravessadas por aspectos sócio-históricos, por discursos que as subjetivam e como elas têm se apropriado do Instagram para protagonizar seus discursos, compartilhar saberes, vivências e renunciar o controle externo da sua própria história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.