ANÁLISE DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL -

AÇÕES DESENVOLVIDAS POR UMA PREFEITURA DO INTERIOR PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15324

Resumo

A violência sexual infantil é um assunto que merece ser trazido para a discussão nas diversas instâncias sociais, tais como: família, escola, saúde, assistência social e nos meios midiáticos. Entretanto, este artigo tem por objetivo verificar a existência de ações referentes à Prevenção da violência sexual infantil com usuários do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS. Utilizou-se da pesquisa exploratória, retrospectiva, quali-quantitativa, realizada na internet. A coleta de dados aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de dezembro de 2022, por meio do site da Prefeitura do município estudado. Foram identificadas 77 ações na campanha, contudo, somente 12 foram utilizadas nesse estudo por responderem à pergunta de pesquisa. No caso das ações do referido município, verificou-se que as ações se voltaram à realização de palestras. Ademais, não foram encontrados levantamentos ou espaços de avaliação para os participantes, o que seria interessante, pensando no aprimoramento das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecido Renan Vicente, Unesp- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Sou formado em psicologia, estou como conselheiro tutelar em minha cidade (Gestão 2016-2020) e (Gestão 2020-2024) mestrando em Educação Sexual pela Unesp-Araraquara. Fui estagiário em um Projeto Social que atende crianças e adolescentes e também no Centro de Referência de Assistência Social-Cras. Ministro palestras e minicursos sobre violências contra crianças e adolescentes. Tenho experiência com a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Membro do Grupo de Estudo acerca da Saúde, Violência e Vulnerabilidade na UFScar-São Carlos-SP. Sou tutor na Universidade Virtual do Estado de São Paulo-Univesp.

Rita de Kássia Cândido, Unesp-FClar

Graduada em Pedagogia e História, com especialização em "Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais" -pela Unesp, Psicopedagogia Institucional- FCE e " Escola de Gestores-Ufscar". Possui mestrado em política e gestão, com tema voltado à participação dos pais na perspectiva da gestão democrática e doutorado na área de Prevenção da Violência Sexual Infantil. É produtora de conteúdos na Iniciativa Educacional Tantos Contos. Tem experiência na área da gestão, coordenação pedagógica e contação de histórias. Atualmente é professora no curso de Pós-Graduação/ UNICEP-São Carlos.

Andreza Marques de Castro , Unesp-FClar

Graduada em Fonoaudiologia pela FOB- USP (2002) e Pedagogia pela FCL- UNESP (2010), Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (2004), especialização em Psicopedagogia (2005), Doutorado em Educação Escolar (2009) com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL- Unesp (2012). É professora Livre Docente em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. É Supervisora do CENPE - Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência- CENPE- Unidade Auxiliar da Unesp/FCL. Atuou como vice- supervisora do Cenpe (2020 - 2021), como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2020 - 2022), como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (2014 - 2020), e como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL- UNESP (2019 - 2021). É docente destes programas, estando vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação. Aprovada no processo seletivo da Unesp para coordenador adjunto do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB- Capes). Sendo assim, atuou como coordenadora adjunta UAB -Capes -Unesp (05/2019 a 12/2022), e como coordenadora de Gestão do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP3 - Unesp (2018 a 2020). Foi docente orientadora da Residência Pedagógica -Capes (2018 a 2019). Orientou trabalhos de monografia, iniciação científica, mestrado, doutorado e supervisionou pós-doutorado. Já captou Bolsas Pesquisa Regular-Fapesp (2014 - 2016; 2017 - 2020) e bolsa Fapesp (BEPE). Realizou visitas técnico-científica na Universidade de Aveiro (2010), na Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (2014), bem como na Universidade Andrés Bello, Chile (2022). De 2012 a 2013 participou como professora colaboradora no Núcleo Estruturante do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara - Uniara. Atualmente orienta trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), mestrado, doutorado e pós-doc. Participa como consultora ad hoc da FAPESP e para agências de pesquisa. É revisora de periódicos científicos nacionais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas temáticas de formação de professores, educação sexual, abuso sexual, violência sexual infantojuvenil e prevenção à violência sexual infantil.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Vicente, A. R., Carneiro, R. de K. C., & Leão, A. M. de C. . (2024). ANÁLISE DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL - : AÇÕES DESENVOLVIDAS POR UMA PREFEITURA DO INTERIOR PAULISTA. Diversidade E Educação, 11(1), 204–229. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15324

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias