EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15362Resumo
O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.
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