EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Izabella Chemello Bersani de Souza Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Isis Burgomeister Pustiglione Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Michele Feitosa de Araujo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Nicoli Rocha Santos Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Kamily da Silva Xavier Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Thamiris Pacheco dos Santos Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Jeane Leal de Oliveira Rocha Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Evelyn Pinto Benedito Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira IFSP-Caraguatatuba https://orcid.org/0000-0001-7124-1774

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15362

Resumo

O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.

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Biografia do Autor

Izabella Chemello Bersani de Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Isis Burgomeister Pustiglione, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Michele Feitosa de Araujo, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Nicoli Rocha Santos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Kamily da Silva Xavier, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Thamiris Pacheco dos Santos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Jeane Leal de Oliveira Rocha, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Evelyn Pinto Benedito, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e bacharel em Física pela Unicamp (1984), Licenciado e bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Souza, I. C. B. de ., Pustiglione, I. B., Araujo, M. F. de, Santos, N. R., Xavier, K. da S., Santos, T. P. dos, … Teixeira, R. R. P. (2024). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO. Diversidade E Educação, 11(1), 1093–1117. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15362