NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO:
PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15451Resumo
Analisam-se resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender como os profissionais de uma equipe de Saúde da Família, de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS, realizam o processo de trabalho relacionado às notificações de violência interpessoal de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de intervenção na realidade, que buscou sensibilizar e qualificar o processo de notificação realizado pela equipe. Através da Análise Temática construímos duas categorias: Conhecimento sobre violência de gênero e a atuação profissional na Atenção Primária à Saúde, que abordou o processo de notificação mais detidamente; e Dinâmicas da violência de gênero no território, para além das notificações..., que tratou das violências presentes no cotidiano de uma periferia urbana que atravessam o trabalho em saúde e interferem nas ações de enfrentamento à violência de gênero. É imprescindível realizar estímulos frequentes com a educação em saúde sobre a temática, para aumentar a identificação de situações de violência e sua devida notificação, e incentivando a sua prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.