A CONSTRUÇAO DO RACISMO NO BRASIL E SUA DESCONSTRUCAO
PRATICAS PEDAGÓGICAS CONGRUENTES COM A LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15493Resumo
O presente artigo aborda a construção do racismo no Brasil e exercício de sua desconstrução a partir de práticas pedagógicas congruentes com a Lei 10.639/03. O objetivo é expor a construção histórica do racismo pela modernidade colonialista e perpetuando pela educação formal; e apresentar práticas pedagógicas que veem sendo implementadas no sentido da superação desse nefasto legado histórico. Para tento, realizamos uma revisão da literatura sobre os acontecimentos constitutivos do racismo em nosso país, bem como as resistências a ele. Em seguida realizamos uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras que adotam práticas pedagógicas antirracistas em suas salas de aula, extrapolando os muros de suas escolas. Os resultados revelam que, (1) assim como a escola participou na construção do racismo também pode participar na sua desconstrução; (2) é necessária uma maior participação do estado na formação continuada dos professores com vistas à implementação da lei 10.639/03.
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