A CONSTRUÇAO DO RACISMO NO BRASIL E SUA DESCONSTRUCAO

PRATICAS PEDAGÓGICAS CONGRUENTES COM A LEI 10.639/03

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Ramos IFC-Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15493

Resumo

O presente artigo aborda a construção do racismo no Brasil e exercício de sua desconstrução a partir de práticas pedagógicas congruentes com a Lei 10.639/03. O objetivo é expor a construção histórica do racismo pela modernidade colonialista e perpetuando pela educação formal; e apresentar práticas pedagógicas que veem sendo implementadas no sentido da superação desse nefasto legado histórico. Para tento, realizamos uma revisão da literatura sobre os acontecimentos constitutivos do racismo em nosso país, bem como as resistências a ele. Em seguida realizamos uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras que adotam práticas pedagógicas antirracistas em suas salas de aula, extrapolando os muros de suas escolas. Os resultados revelam que, (1) assim como a escola participou na construção do racismo também pode participar na sua desconstrução; (2) é necessária uma maior participação do estado na formação continuada dos professores com vistas à implementação da lei 10.639/03.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Souza Ramos, M. A. (2024). A CONSTRUÇAO DO RACISMO NO BRASIL E SUA DESCONSTRUCAO: PRATICAS PEDAGÓGICAS CONGRUENTES COM A LEI 10.639/03. Diversidade E Educação, 11(1), 359–386. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15493

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias