Sobre a Revista

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
            Qualis A4.
 

DOSSIÊS 2023-2024

 

v. 12, n.1, jan/jun 2024

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

Carin Klein (ULBRA)

Daniela de Azevedo Prates (IFSul)

Juliana Ribeiro de Vargas (UFRGS)

Prazo  para envio: 30 de abril de 2024

 v. 12, n. 2, jul/dez 2024

Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Sandro Prado Santos (UFU)

Bettina Heerdt (UEPG)

Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)

Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)

Prazo  para envio: 30 de julho 2024

 

Anúncios

Dossiês 2024

2024-03-11

Acesse a Revista Diversidade e Educação - htpps://periodicosfurg.br/divedu para saber as normas de envio de artigos para os dois dossiês abertos para 2024.

A revista tem também 3 seções abertas para envio demanda contínua: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos.

Saiba mais sobre Dossiês 2024

Edição Atual

v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas
					Visualizar v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade,  gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

O esporte, impulsionado pela visibilidade midiática dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol tem promovido a exibição de corpos e subjetividades performantes. A presença de atletas cujos gêneros e sexualidades não se enquadram nas estéticas vigentes das cis-heteronormatividades têm fissurado discursos e representações que operam no sentido de normalizar os modos pelos quais os sujeitos aderem a sua prática. Considerando a pluralidade das manifestações corporais e esportivas, este dossiê tem por objetivo dar luz às pesquisas que as tematizem exemplificando suas dimensões culturais e identitárias, as relações e hierarquias de poder que as constituem ou que podem contribuir para contestá-las. Ao privilegiar tais estudos o dossiê procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas produzem e transformam as normas de gênero e sexualidade, assim como as formas em que atuam para construir, e/ou pôr em xeque, noções sobre os corpos, suas aparências e potencialidades. Serão benvindas pesquisas produzidas sob variados enfoques teórico-conceituais que se interseccionalizem com a área dos Estudos de Gênero cujo escopo proponha questões analíticas sobre corporalidades e práticas esportivas, para além das constatações do sexo, do gênero e da sexualidade.

Publicado: 2024-01-26

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16613

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS

    Silvana Vilodre Goellner, André Luiz dos Santos Silva, Angelita Alice Jaeger
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16597
  • ENTREVISTA COM BERNARDO GONZALES

    Silvana Villodre Goellner, Andre Luiz dos Santos Silva, Angelita Alice Jaeger
    7-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16588
  • ENTRE MANDATOS ADULTOS Y PATRIARCALES PRÁCTICAS CORPORALES DE INFANCIAS Y ADOLESCENCIAS EN UN BARRIO SOCIO SEGREGADO DE CÓRDOBA

    Gisela Fabiana Brochero, Florencia María Páez
    21-49
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16021
  • SEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS

    Antonio Celio de Moraes, Mareli Eliane Graupe, Joselaine Antunes Pereira
    50-74
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16027
  • A PRIMEIRA PREPARADORA FÍSICA DO FUTEBOL BRASILEIRO UMA HISTÓRIA PARA SER (RE)CONHECIDA

    Leonardo Costa da Cunha, Luiz Carlos Rigo
    75-106
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16049
  • PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES E FUTEBOLISTAS ETNOGRAFIA DA PAISAGEM VARZEANA DE SÃO PAULO (SP)

    Enrico Spaggiari
    107-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16097
  • DANÇA, CAPOEIRA E INTERSECCIONALIDADE RELATOS AUTOETNOGRÁFICOS E DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS

    Vitor Hugo Marani, Ábia Lima de França
    133-157
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16108
  • PRODUÇÕES E SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM DISCUSSÃO O GRUPO PET EDUCAÇÃO FÍSICA

    Matheus Bezerra de Souza, Sandra Novais Sousa
    158-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16119
  • UMA ATIVIDADE CONSTRASSEXUAL INTERDISCIPLINAR AULAS DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇOS PARA REPENSAR SEXO/GÊNERO

    Carolina Moraes Martins de Barros, Maíra Batistoni e Silva
    184-211
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16121
  • CORPOS QUE PERFORMAM FUTEBÓIS “RODA DE CONVERSA SOBRE MULHERES NO FUTEBOL E JOGOS DE FUTEBOL" COM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ABYA YALA

    Karoline Hachler Ricardo, Ândrea Tragino Plotegher, Andressa Hartmann
    212-238
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16122
  • OS HOMENS NO BALÉ CLÁSSICO PROFISSIONAL CAPIXABA O QUE PODEMOS FALAR SOBRE?

    Taru Souza de Oliveira, Ileana Wenetz
    239-265
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16123
  • CORPO-TERRITÓRIO, GÊNERO E DEFICIÊNCIA EXPERIÊNCIAS E ATRAVESSAMENTOS NA CAMPANHA #ÉCAPACITISMOQUANDO...”

    Layla Gabriele Shasta Rodrigues de Oliveira, Renata Pitombo
    266-294
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16127
  • DIFERENTES SENTIDOS PARA UMA MESMA PAIXÃO NEGOCIAÇÕES DE GÊNERO DAS MULHERES NO SKATE

    Silvia Urra, Bruna Saurin Silva, Mariana Zuaneti Martins
    295-327
  • ENTRE O SILÊNCIO E A FALA EX-ATLETAS NÃO HETERONORMATIVOS E O CURRÍCULO DE MASCULINIDADE DO FUTEBOL

    Gustavo Andrada Bandeira
    328-351
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16133
  • CORPO, GÊNERO E AGÊNCIA UMA ANÁLISE A PARTIR DO SKATE E DO SURFE FEMININOS EM ARACAJU, SERGIPE

    Letícia Oliveira Feijão Galvão
    352-379
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16177
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA LUTADORAS UMA ANÁLISE DAS DISCUSSÕES PÚBLICAS DO CASO MACKENZIE DERN

    Fernanda Mudesto Passos, Ana Carolina Vimieiro
    380-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16138
  • PERFORMATIZAÇÕES DA LINGUAGEM PARA QUEER(CUIR)IZAR AS MASCULINIDADES NO VOLEIBOL

    Leandro Teofilo de Brito
    412-434
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16141
  • DESESTABILIZAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO ESPORTIVA CONTEMPORÂNEA RELACIONADA À PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS TRANSGÊNERO O ‘CASO TIFANNY’ E SUAS TENSÕES

    Flávio Py Mariante Neto, Ariane Corrêa Pacheco, Adrielle Chiesa Gaio, Daniel Giordani Vasques
    435-457
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15899
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO DISCURSO DAS CRIANÇAS

    Vandelma Silva Oliveira Rios, Christiane Garcia Macedo, Bruno de Oliveira e Silva
    458-482
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15849
  • DANÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTEGRANTES DO GRUPO BARBIES CONSTITUINDO SUAS SUBJETIVIDADES

    Jeanne Corrêa Vieira, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
    483-505
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15839

Diversidade em Debate

  • PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA NO ACOLHIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

    Milena Cianci Buck, Isabela Tamaki Otani, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Claudia Bortolozzi
    506-534
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.14957
  • JOANA E SOFIA RESISTEM ÀS NORMAS DE GÊNERO A LITERATURA INFANTIL COMO UM CURRÍCULO PARA FABULAÇÃO, CRIAÇÃO DE POSSÍVEIS E SUJEITOS OUTROS

    Anália da Silva Vieira, Danilo Araújo de Oliveira
    535-559
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16074
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    560-588
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15737
  • ‘Q’ DE QUILOMBOLA? NEGAÇÃO SIMBÓLICA NA ESCOLA DOS REMANESCENTES DO QUILOMBO MORRO ALTO (RS)?

    Ana Rita Machado dos Santos, Maria Cristina Schefer
    589-612
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15786
  • AVANÇO E RADICALIZAÇÃO DE PROJETOS HOMOTRANSFÓBICOS NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO O CIS-HÉTERO-TERRORISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    Vitor Nunes Lages
    613-644
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15897
  • O PAPEL DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR DO SUS DESAFIOS E IMPACTOS SOFRIDOS POR PESSOAS TRANSEXUAIS

    Diogo Fagundes Pereira, Lais Ferreira Simas
    645-668
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15923
  • MULHERES E SOCIOBIODIVERSIDADE DO CERRADO MATO-GROSSENSE RAÍZES QUE SUSTENTAM A VIDA E O MODO DE SER E VIVER DE UM POVO

    Ana de Campos, Maria Aparecida Rezende
    669-688
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15945
  • OS PRÉ-VESTIBULARES PARA PESSOAS TRANS* E A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO SEGURO

    Jeferson Reis Santos
    689-716
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15950
  • REPERCUSSÕES NO CURSO DE VIDA DE MULHERES ADULTAS QUE VIVENCIARAM O ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

    Maria de Nazare Sousa Gomes Castro, Joaquim Ribeiro
    717-739
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16013
  • A VEICULAÇÃO E PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS EM JORNAIS DIGITAIS DE MATO GROSSO DO SUL

    Gislaine Domingos da Silva, Constantina Xavier Filha
    740-770
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.12682

Espaços Educativos

  • DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS

    Fernando Albuquerque Luz, Nelcilane Nogueira da Silva
    771-787
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15794
  • HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES

    Roberta Soares Cornely, Sandra Monteiro Lemos
    788-805
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15832
  • RACISMO NA LITERATURA INFANTIL A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO ABECÊ DA LIBERDADE

    Larissa Borges dos Santos Correia, Lucas Ribeiro Campos
    806-824
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15369
Ver Todas as Edições