v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

					Visualizar v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado: 2025-05-30

Editorial

  • Editorial

    Alana das Neves Pedruzzi, Marta Bonow Rodrigues, Roberta Ávila Pereira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i3.19393

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

  • Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver possibilidades de uma educação socioambiental indígena

    Thelma Lima da Cunha Ramos; Elder Tanio Gomes de Almeida; Carolina Brandão Gonçalves
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613
  • Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco

    Eduardo Vergolino
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525
  • Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental

    Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433
  • “São estas as partes que me faltam” identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental

    Iago Gomes da Silva, Marco Antonio Leandro Barzano
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515
  • Um olhar para o invisível projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional

    Augusto Barros Mendes
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535
  • Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ.

    Gabriella Michalopoulos, Marcelo Stortti, Bruno Monteiro
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539
  • O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”

    Noeli Borek Granier, Mauro Guimarães
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383
  • Os saberes tradicionais e a Etnomatemática um estudo sobre as práticas de ensino da geometria

    Denis Viana de Souza, Catarina Janira Padilha, Sérgio Luíz Lopes
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491
  • Educação Ambiental antirracista e as lutas dos povos indígenas

    Bárbara Cristina Pelacani, Emerson Ferreira Guerra
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18522
  • Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN

    Maria das Dores da Silva, Bruno Lopes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520
  • Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar

    Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Racquel Valério Martins, Antonio Víctor García Martín
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529
  • Astronomia cultural a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica

    Luciene Santos Ribeiro, Ettore Paredes Antunes
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458
  • A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde por uma educação ambiental em presença de outros seres

    Dafne Rozencwaig Souza, Lea Tiriba, Lucia Cavalieri
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517
  • Produção audiovisual como prática educativa análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA

    Thiago Barros, Adrielle Silva Pinheiro, Ana D'Arc Martins de Azevedo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555
  • Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ

    Lívian Vieira Cardoso, Luiz Rufino, Celso Sanchez
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350
  • Caracterización del pensamiento tecnológico que circula en la escuela, relación con las comunidades originarias y la consciencia ambiental

    DIEGO CASTRO, Nataly Castro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18512
  • “Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar um estudo de revisão

    Rosangela Inês Matos Uhmann, William de Goes Ribeiro
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399
  • Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir

    Vitória Regina Casagrande Viel, Sandra Lilian Silveira Grohe, Rodrigo Manoel Dias da Silva
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507
  • Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais

    Mayra Carvalho de Souza Pereira, José Maria Gusman Ferraz
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524
  • Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia uma abordagem sobre o solo

    Karolina Barboza da Silva, Maria Edilene Pena Barboza, Arnaldo Costa Gama
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258
  • Imaginários sobre os Rios a interação entre Arte e Educação Ambiental em duas escolas públicas do Rio de Janeiro

    Bárbara Ferreira, Rafael Nogueira Costa
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18464
  • Organização Comunitária da Juventude do Beira Amazonas, Amazônia - Amapá - Brasil

    Raimunda Kelly Silva Gomes, Alvaro dos Reis Maciel, Emanuelle Maria Gomes Castro
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18519

Artigos

  • Hortas urbanas e periurbanas educar com práticas socioambientais sustentáveis

    Eduardo Fernandes Martinello, Dirceu Benincá
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953
  • Educação Climática, Agenda 2030 e a Carta da Terra, no sistema educacional do município de Itapema, Santa Catarina, Brasil

    Alesandra Bez Birolo, Cássio Aurélio Suski, Oldemar de Oliveira Carvalho Junior
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17856
  • O estudo da produção energética educação ambiental por meio do construcionismo

    Luís Henrique Pupo Maron, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827
  • Saneamento básico e educação ambiental frente às mudanças climáticas

    Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17605
  • O descarte de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

    Antonio de Santana Padilha Neto, Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18204
  • Aplicação da teoria de Jonh Dewey na Educação Ambiental

    Ernaldo Oliveira de Medeiros, Maraluce Maria Custódio
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17115
  • Percepções e valores culturais na paisagem do Jardim Botânico de São Paulo um estudo de fotografia e educação ambiental

    Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Elisa Hardt, Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920
  • Determinantes da Percepção da Existência de Conflito Socioambiental Evidências Empíricas de um Projeto de Educação Ambiental com Pescadores Artesanais

    Diogo Cesar Pereira, Luciano Mattar, Jorge Alexandre Barbosa Neves
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16831
  • A Educação Ambiental para as Mudanças Climáticas no Exame Nacional do Ensino Médio entre 1998 e 2007

    Kleber Saldanha de Siqueira, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17785
  • As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental

    Caroline Gonçalves Garcia, Maria Luísa Bonazzi Palmieri
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637
  • Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade

    Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Josivan Fernandes de Araujo Junior, Natanael Charles da Silva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325
  • Modelos de Indicadores de Educação Ambiental e de Sustentabilidade para Políticas Públicas uma abordagem teórica

    Gisela Cristina Richter, Joel Dias da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17956