Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Notícias
Edições
Atual
Edições Anteriores
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Avaliadores
2024
2023
2021 e 2022
2018 a 2020
Buscar
Periódicos FURG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado:
2025-05-30
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i3.19393
Alana das Neves Pedruzzi, Marta Bonow Rodrigues, Roberta Ávila Pereira
1-15
PDF
Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"
Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver
possibilidades de uma educação socioambiental indígena
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613
Thelma Lima da Cunha Ramos; Elder Tanio Gomes de Almeida; Carolina Brandão Gonçalves
1-16
PDF
Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525
Eduardo Vergolino
1-15
PDF
Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433
Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros
1-19
PDF
“São estas as partes que me faltam”
identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515
Iago Gomes da Silva, Marco Antonio Leandro Barzano
1-15
PDF
Um olhar para o invisível
projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535
Augusto Barros Mendes
1-21
PDF
Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ.
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539
Gabriella Michalopoulos, Marcelo Stortti, Bruno Monteiro
1-21
PDF
O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383
Noeli Borek Granier, Mauro Guimarães
1-15
PDF
Os saberes tradicionais e a Etnomatemática
um estudo sobre as práticas de ensino da geometria
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491
Denis Viana de Souza, Catarina Janira Padilha, Sérgio Luíz Lopes
1-25
PDF
Educação Ambiental antirracista e as lutas dos povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18522
Bárbara Cristina Pelacani, Emerson Ferreira Guerra
1-19
PDF
Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais
metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520
Maria das Dores da Silva, Bruno Lopes
1-18
PDF
Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio
do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529
Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Racquel Valério Martins, Antonio Víctor García Martín
1-24
PDF
Astronomia cultural
a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458
Luciene Santos Ribeiro, Ettore Paredes Antunes
1-24
PDF
A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde
por uma educação ambiental em presença de outros seres
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517
Dafne Rozencwaig Souza, Lea Tiriba, Lucia Cavalieri
1-25
PDF
Produção audiovisual como prática educativa
análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555
Thiago Barros, Adrielle Silva Pinheiro, Ana D'Arc Martins de Azevedo
1-17
PDF
Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental
perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350
Lívian Vieira Cardoso, Luiz Rufino, Celso Sanchez
1-22
PDF
Caracterización del pensamiento tecnológico que circula en la escuela, relación con las comunidades originarias y la consciencia ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18512
DIEGO CASTRO, Nataly Castro
1-17
PDF
“Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar
um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399
Rosangela Inês Matos Uhmann, William de Goes Ribeiro
1-25
PDF
Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507
Vitória Regina Casagrande Viel, Sandra Lilian Silveira Grohe, Rodrigo Manoel Dias da Silva
1-24
PDF
Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524
Mayra Carvalho de Souza Pereira, José Maria Gusman Ferraz
1-25
PDF
Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia
uma abordagem sobre o solo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258
Karolina Barboza da Silva, Maria Edilene Pena Barboza, Arnaldo Costa Gama
1-17
PDF
Imaginários sobre os Rios
a interação entre Arte e Educação Ambiental em duas escolas públicas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18464
Bárbara Ferreira, Rafael Nogueira Costa
1-22
PDF
Organização Comunitária da Juventude do Beira Amazonas, Amazônia - Amapá - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18519
Raimunda Kelly Silva Gomes, Alvaro dos Reis Maciel, Emanuelle Maria Gomes Castro
1-15
PDF
Artigos
Hortas urbanas e periurbanas
educar com práticas socioambientais sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953
Eduardo Fernandes Martinello, Dirceu Benincá
1-15
PDF
Educação Climática, Agenda 2030 e a Carta da Terra, no sistema educacional do município de Itapema, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17856
Alesandra Bez Birolo, Cássio Aurélio Suski, Oldemar de Oliveira Carvalho Junior
1-21
PDF
O estudo da produção energética
educação ambiental por meio do construcionismo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827
Luís Henrique Pupo Maron, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
1-20
PDF
Saneamento básico e educação ambiental frente às mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17605
Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
1-22
PDF
O descarte de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18204
Antonio de Santana Padilha Neto, Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco
1-26
PDF
Aplicação da teoria de Jonh Dewey na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17115
Ernaldo Oliveira de Medeiros, Maraluce Maria Custódio
1-26
PDF
Percepções e valores culturais na paisagem do Jardim Botânico de São Paulo
um estudo de fotografia e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920
Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Elisa Hardt, Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
1-25
PDF
Determinantes da Percepção da Existência de Conflito Socioambiental
Evidências Empíricas de um Projeto de Educação Ambiental com Pescadores Artesanais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16831
Diogo Cesar Pereira, Luciano Mattar, Jorge Alexandre Barbosa Neves
1-25
PDF
A Educação Ambiental para as Mudanças Climáticas no Exame Nacional do Ensino Médio entre 1998 e 2007
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17785
Kleber Saldanha de Siqueira, Luis Paulo Leopoldo Mercado
1-25
PDF
As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637
Caroline Gonçalves Garcia, Maria Luísa Bonazzi Palmieri
1-17
PDF
Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Josivan Fernandes de Araujo Junior, Natanael Charles da Silva
1-19
PDF
Modelos de Indicadores de Educação Ambiental e de Sustentabilidade para Políticas Públicas
uma abordagem teórica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17956
Gisela Cristina Richter, Joel Dias da Silva
1-20
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
modernidade
ação crítica e transformadora
modernity
meio ambiente
educação
capitalismo
rural
sociologia rural.
portuários
porto
biologia
direito
exploração
reciclagem
reificação.
práticas educativas
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
181
O currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em contexto escolar
104
História das abelhas nativas: ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação
91
Aprendizado lúdico: conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital
66
A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
65