Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Notícias
Edições
Atual
Edições Anteriores
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Avaliadores
2024
2023
2021 e 2022
2018 a 2020
Buscar
Periódicos FURG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
v. 29 n. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado:
2025-05-30
Editorial
Editorial
Alana das Neves Pedruzzi, Marta Bonow Rodrigues, Roberta Ávila Pereira
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i3.19393
Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"
Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver
possibilidades de uma educação socioambiental indígena
Thelma Lima da Cunha Ramos; Elder Tanio Gomes de Almeida; Carolina Brandão Gonçalves
1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613
Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco
Eduardo Vergolino
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525
Os Mitos Indígenas Terena em Diálogo com a Educação Ambiental
Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433
“São estas as partes que me faltam”
identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental
Iago Gomes da Silva, Marco Antonio Leandro Barzano
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515
Um olhar para o invisível
projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional
Augusto Barros Mendes
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535
Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ.
Gabriella Michalopoulos, Marcelo Stortti, Bruno Monteiro
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539
O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”
Noeli Borek Granier, Mauro Guimarães
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383
Os saberes tradicionais e a Etnomatemática
um estudo sobre as práticas de ensino da geometria
Denis Viana de Souza, Catarina Janira Padilha, Sérgio Luíz Lopes
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491
Educação Ambiental antirracista e as lutas dos povos indígenas
Bárbara Cristina Pelacani, Emerson Ferreira Guerra
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18522
Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais
metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN
Maria das Dores da Silva, Bruno Lopes
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520
Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio
do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar
Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Racquel Valério Martins, Antonio Víctor García Martín
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529
Astronomia cultural
a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica
Luciene Santos Ribeiro, Ettore Paredes Antunes
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458
A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde
por uma educação ambiental em presença de outros seres
Dafne Rozencwaig Souza, Lea Tiriba, Lucia Cavalieri
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517
Produção audiovisual como prática educativa
análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA
Thiago Barros, Adrielle Silva Pinheiro, Ana D'Arc Martins de Azevedo
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555
Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental
perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ
Lívian Vieira Cardoso, Luiz Rufino, Celso Sanchez
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350
Caracterización del pensamiento tecnológico que circula en la escuela, relación con las comunidades originarias y la consciencia ambiental
DIEGO CASTRO, Nataly Castro
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18512
“Cultura Indígena” em foco na Educação Ambiental Escolar
um estudo de revisão
Rosangela Inês Matos Uhmann, William de Goes Ribeiro
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399
Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir
Vitória Regina Casagrande Viel, Sandra Lilian Silveira Grohe, Rodrigo Manoel Dias da Silva
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507
Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais
Mayra Carvalho de Souza Pereira, José Maria Gusman Ferraz
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524
Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia
uma abordagem sobre o solo
Karolina Barboza da Silva, Maria Edilene Pena Barboza, Arnaldo Costa Gama
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258
Imaginários sobre os Rios
a interação entre Arte e Educação Ambiental em duas escolas públicas do Rio de Janeiro
Bárbara Ferreira, Rafael Nogueira Costa
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18464
Organização Comunitária da Juventude do Beira Amazonas, Amazônia - Amapá - Brasil
Raimunda Kelly Silva Gomes, Alvaro dos Reis Maciel, Emanuelle Maria Gomes Castro
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18519
Artigos
Hortas urbanas e periurbanas
educar com práticas socioambientais sustentáveis
Eduardo Fernandes Martinello, Dirceu Benincá
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953
Educação Climática, Agenda 2030 e a Carta da Terra, no sistema educacional do município de Itapema, Santa Catarina, Brasil
Alesandra Bez Birolo, Cássio Aurélio Suski, Oldemar de Oliveira Carvalho Junior
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17856
O estudo da produção energética
educação ambiental por meio do construcionismo
Luís Henrique Pupo Maron, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827
Saneamento básico e educação ambiental frente às mudanças climáticas
Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17605
O descarte de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
Antonio de Santana Padilha Neto, Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18204
Aplicação da teoria de Jonh Dewey na Educação Ambiental
Ernaldo Oliveira de Medeiros, Maraluce Maria Custódio
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17115
Percepções e valores culturais na paisagem do Jardim Botânico de São Paulo
um estudo de fotografia e educação ambiental
Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Elisa Hardt, Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920
Determinantes da Percepção da Existência de Conflito Socioambiental
Evidências Empíricas de um Projeto de Educação Ambiental com Pescadores Artesanais
Diogo Cesar Pereira, Luciano Mattar, Jorge Alexandre Barbosa Neves
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16831
A Educação Ambiental para as Mudanças Climáticas no Exame Nacional do Ensino Médio entre 1998 e 2007
Kleber Saldanha de Siqueira, Luis Paulo Leopoldo Mercado
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17785
As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental
Caroline Gonçalves Garcia, Maria Luísa Bonazzi Palmieri
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637
Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Josivan Fernandes de Araujo Junior, Natanael Charles da Silva
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325
Modelos de Indicadores de Educação Ambiental e de Sustentabilidade para Políticas Públicas
uma abordagem teórica
Gisela Cristina Richter, Joel Dias da Silva
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17956
Enviar Submissão
Enviar Submissão
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Natureza, povos ciganos e justiça climática: relações interculturais e ambientais
84
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
62
A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
52
A Educação Ambiental no currículo escolar do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais
42
O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos
41