A Educação Ambiental para as Mudanças Climáticas no Exame Nacional do Ensino Médio entre 1998 e 2007
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17785Palavras-chave:
Educação climática, Conscientização planetária, Emergência climática, ENEMResumo
Environmental Education for Climate Change in the National High School Examination between 1998 and 2007
Este artigo, configurado numa pesquisa documental qualitativa, buscou mapear a ocorrência do tema ‘Educação para as Mudanças Climática’ em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas entre 1998 e 2007, identificando e analisando as habilidades e competências cobradas na BNCC concernentes às mudanças climáticas, buscando compreender como estas foram exploradas nas diferentes áreas do conhecimento. Com base nos dados e análises realizadas, constatou-se que o tema evoluiu consideravelmente no período analisado, impactando de forma direta sua importância e estudo no Ensino Médio, impulsionando novas normativas educacionais para a preservação do meio ambiente nos anos seguintes, ao mesmo tempo fortalecendo a formação do sujeito para a preservação do clima.
Downloads
Referências
ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 100, p. 53-66, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/TRsRMLDdzxRsz85QNYFQBHs/. Acesso em: 21 jun. 2024.
BLACK, Dionis Mauri Penning. O contexto das mudanças climáticas e suas vítimas. Revista Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 157-172, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mercator/a/SgzwvyFQvzynyM8ZhdtRzjr/. Acesso em: 21 jun. 2024.
FARIAS, Talden; BEDONI, Marcelo; MAIA, Fernando Joaquim Ferreira. Cidades brasileiras no contexto da emergência climática e a necessidade de superar a lógica do neoliberalismo pela governança policêntrica, Belo Horizonte. Revista Veredas do Direito, v. 20, n. 04, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vd/a/8VQLqgzSVyxS6K4Vk3D5Ccp/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.
OLIVEIRA, Jelson Roberto de. Das epistemologias do sul a um novo Ethos sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental. Revista Trans/Form/Ação, Marília, v. 45, n. edição especial, p. 439-454, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/Vv3r4PGHCnpMLTcpPFR3SHM/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.
ISAGUIRRE-TORRES, Katya Regina; MASO, Tchenna Fernandes. As lutas por justiça socioambiental diante da emergência climática. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 01, p.458-485, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/yDkqJkpnpdHnQHZcF395Zkk/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.
JACOBI, Pedro Roberto; ARRUDA FILHO, Marcos Tavares de; PIERRO, Bruno de. Ambiente e Sociedade em Tempos de Emergência Climática: do Resgate Histórico ao Momento Atual. Revista Fronteiras, Goiânia, v. 11, n. 03, p. 35-46, 2022. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6518. Acesso em: 21 jun. 2024.
JACOBI, Pedro Roberto. Mudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação. Revista Educar em Revista, Curitiba, v. 04, n. 03, p. 57-72, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5JtnTPB8mgdCWmq7F89wLfC/?format=html&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.
KIESSLING, Christopher Kurt. Brazil, Foreign Policy and Climate Change (1992-2005). Revista Contexto Internacional, v. 40, n. 02, p. 384-408, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cint/a/MGPY4Rx3WSTWDp5zFW3tLxP/?lang=en. Acesso em: 21 jun. 2024.
LIMA JÚNIOR, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Revista Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356/1451. Acesso em: 25 jun. 2024.
MARASCHIN, André de Azambuja; DANTAS, Lucas Maia; GOGIA, Débora Borges; ALVES, Elenilson Freitas. Ensino de óxidos em uma aula experimental: possibilidade de adaptação para a inclusão de um aluno com Paralisia Cerebral. Revista Educação Química en Punto de Vista, São Paulo, v. 05, n. 01, p. 154–170, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2595. Acesso em: 24 jun. 2024.
MENDONÇA, Francisco; OSCAR JÚNIOR, Antônio Carlos; GOMES, Hemerson Souza; SCHULTZ, João Paulo. Emergência climática: desafios e oportunidades no campo do ensino de geografia. Revista da ANPEGE. v. 18. n. 36, p. 713-739, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/download/16339/8902. Acesso em: 23 jun. 2024.
MOLION, Luiz Carlos Baldicero. Aquecimento global: uma visão crítica. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 03, n. 04, p. 7-24, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/25404/17024. Acesso em: 21 jun. 2024.
MOSER, Anderson de Souza; CAMPOS, Marília Andrade Torales. A educação ambiental no contexto de emergência climática: adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio, Revista REMEA, São Lourenço do Sul, v. 40, n. 03, p. 300-317, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15728. Acesso em: 23 jun. 2024.
NANINI, Júlia Amanda; CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, Ivan; TERRA, Carla Nayelli. Mudanças climáticas e o ensino de Física: contribuições da Física na escola, Revista Revbea, São Paulo, v. 12, n. 01, p. 115-122, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/2368/1485/12004. Acesso em: 24 jun. 2024.
POTT, Crisla Maciel; ESTRELA, Carina Costa. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pL9zbDbZCwW68Z7PMF5fCdp/. Acesso em: 27 jun. 2024.
REIS, Danielle Aparecida dos; SILVA, Luciano Fernandes; FIGUEIREDO, Newton. As complexidades inerentes ao tema “mudanças climáticas”: desafios e perspectivas para o ensino de física, Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 03, p. 535-554, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/9Nr4dzK474Szmtqg8fHCrCc/. Acesso em: 24 jun. 2024.
SILVA, Emanuel Mateus da. O papel da educação ambiental nas ações de combate às mudanças climáticas, Revista Revbea, São Paulo, v. 14, n. 02, p. 388-397, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/2629/6991/38068. Acesso em: 23 jun. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Construção de um circuito de medição transistorizado para o ensino da física dos semicondutores no ensino médio. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 14, n. 01, p. 1-32, 2024. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2656. Acesso em: 23 jun. 2024.
TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/G3WCvDQG8WmSskJWfVJtHRB/. Acesso em: 24 jun. 2024.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola. Ação contra a mudança global do clima. ODS 13, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375083. Acesso em: 06 jul. 2024.
VERGNHANINI FILHO, Renato. Emissão de óxidos de nitrogênio (NOX) na combustão industrial, Revista IPT - Tecnologia e Inovação, São Paulo, v. 01, n. 03, p. 06-19, 2016. Disponível em: https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/download/24/16#:~:text=Nos%20gases%20efluentes%20de%20processos,SOX)%2C%20os%20mais%20preocupantes.
Acesso em: 23 jun. 2024.
VERGES, João Vitor Gobis; GÓIS, Rômulo Lima Silva de; SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. Uma contribuição ao entendimento da educação para as mudanças climáticas, Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 10, n. 02, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088. Acesso em: 21 jun. 2024.
ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI; Priscila Pereira. Educação em mudanças climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada, Revista Terra e Didática, Campinas, v. 18, n. 02, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671305/30855. Acesso em: 23 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kleber Saldanha de Siqueira, Luis Paulo Leopoldo Mercado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.