Ambiente & Educação

A Revista Ambiente & Educação foi criada, em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006 a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e em 2007 a ter E-ISSN. Atualmente a Revista está disponível apenas no formato digital. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis B2 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Notícias

 

Revista Ambiente & Educação publica nova edição

 
A revista Ambiente & Educação acaba de publicar seu último número, o Dossiê:

"Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo".

Um dossiê que representa o esforço de sistematização na área acadêmica daquilo que vem sendo realizado no contexto do rural brasileiro, tanto em termos do que hoje significa o movimento da Educação Ambiental no país bem como do Movimento de Educação do Campo em seus diferentes territórios de luta (comunidades do campo, das florestas e das águas, no bojo dos movimentos sociais, das comunidades rurais, das escolas do campo, dos institutos federais), das escolas família agrícolas, dos programas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacam-po), e diversos âmbitos das pesquisas em pós-graduação.
 
Publicado: 2020-08-31 Mais...
 

Informativo Revista Ambiente & Educação durante a pandemia de COVID-19

 
A Equipe Editorial da Ambiente & Educação informa que devido a situação de crise que nos encontramos referente à pandemia de Covid-19, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), e apoiados no memorando circular de número 05/2020 - FURG sobre Plano de Contingência, estamos mantendo nossos trabalhos e encaminhamentos de artigos e publicações em ritmo reduzido e com a rotina de trabalho exclusivamente remota.
Optamos por seguir nosso trabalho de maneira responsável com nossos (as) autores e avaliadores (as).
 
Publicado: 2020-04-13 Mais...
 

Aberta chamada para Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais

 
A proposta deste dossiê apresenta como perspectiva a natureza costeira em sua própria historicidade, reconhecendo seus fenômenos, a partir das singularidades que compõem tal biodiversidade; como também um horizonte da ação antrópica sobre esses ecossistemas, fator que colabora para o acirramento de conflitos, que vão desde a ocupação humana da costa, como suas formas de uso ao longo das últimas décadas e suas possíveis implicações no cenário das mudanças ambientais globais.
O presente debate ganha ainda mais relevância quando visa subsidiar o campo da Educação Ambiental dentro de uma discussão que, até então, permanece restrita ao universo das ciências naturais. É nesse sentido, que se propõe essa edição, em que se espera receber contribuições de distintas partes, oferecendo um painel de leitura que seja capaz de atualizar o debate em torno a esse tema.

Organização:
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas – RIBOMBO, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG) e pela Prof. Dra. Sandra Lestinge (UFPI).

Informações importantes:
Data limite para submissão de artigos: 19 de outubro de 2020.
Publicação: Primeira quinzena de dezembro de 2020.
Normas para publicação: https://periodicos.furg.br/ambeduc/about/submissions
 
Publicado: 2020-01-16 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 2 (2020)


Capa da revista
Comunidade Tradicional de Pescadores Artesanais Caiçaras de Tibicanga - Guaraqueçaba/PR
Foto: Lilian Medeiros de Mello

Editoração gráfica: Fernanda dos Santos Trindade


Flag Counter