https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/feedAmbiente & Educação: Revista de Educação Ambiental2024-02-01T10:16:13-03:00Alana das Neves Pedruzziambeduc@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006, a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e, em 2007, a ter e-ISSN.</p> <p>Atualmente, a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito <strong>Qualis A3</strong> pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.</p> <p><strong>e-ISSN 2238-5533</strong></p>https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15643A representação da crise hídrica pelos curitibanos2024-02-01T10:15:53-03:00Jaqueline StramantinoMarta Luciane Fischer<p><strong>The representation of the water crisis in Curitiba: subsidies for Environmental Education</strong></p> <p>O protagonismo do cidadão diante do uso e gestão da água é fundamental para o enfrentamento e superação de momentos de crise, possíveis de ocorrerem mesmo em cidades reconhecidas pelo seu investimento em sustentabilidade, como Curitiba. Assim, objetivou-se caracterizar a representação da crise hídrica pelos curitibanos a partir de 288 questionários e 9 entrevistas. Foi identificado um público-alvo que compreende os condicionantes multifatoriais da crise hídrica, mas que ainda atribui a superação dos momentos emergenciais às atitudes individuais dos usuários finais. Diante desse cenário, as intervenções de educação ambiental precisam transpor o papel informativo e de sensibilização, investindo em conscientização comunitária, política e ética.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Jaqueline Stramantino, Marta Fischerhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16415Gestão de Lixo Eletrônico em Moçambique2024-02-01T10:15:37-03:00Joao Filipe OfiçoManuel Joaquim Silva De OliveiraAntonio Bozobozo Tivana<p><strong>Electronic Waste Management in Mozambique: Case Study - Matola Gare Neighborhood</strong></p> <p>Este artigo visa apresentar os impactos do descarte inadequado do lixo eletrônico e propor uma forma de gestão sustentável do lixo eletrônico para o bairro de Matola Gare, localizado em Moçambique. Os equipamentos eletrônicos são descartados diariamente de forma inadequada, muitas vezes devido à falta de conhecimento sobre os malefícios que podem causar à saúde humana e ao meio ambiente. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, enfatiza-se a necessidade de estratégias sustentáveis para lidar com esse problema ambiental. Entre os principais resultados, os moradores do bairro da Matola Gare possuem um baixo nível de conscientização sobre os prejuízos do descarte inadequado de lixo eletrônico. Há poucos contêiner para o depósito do lixo, e eles estão distantes uns dos outros, sendo essa a razão pela qual muitos residentes optam por enterrar o lixo.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Joao Filipe Ofiço, Manuel Joaquim Silva De Oliveira, Antonio Bozobozo Tivanahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16098Educação Ambiental em uma abordagem Interdisciplinar2024-02-01T10:15:39-03:00Ary Gustavo da Silva CesarEdilson Pontarolo<p><strong>Environmental Education in an Interdisciplinary approach: Analysis in the Postgraduate Course in Regional Development at UTFPR, Campus Pato Branco</strong></p> <p>O presente trabalho analisou a educação ambiental no currículo e na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, por meio de um estudo exploratório de natureza qualitativa com análises descritivas. Através das considerações iniciais sobre a interdisciplinaridade e Educação Ambiental no Ensino Superior, observou-se que a temática ambiental, vem sendo tratada de forma transversal e interdisciplinar nos trabalhos acadêmicos produzidos no programa. Pelo menos um trabalho é produzido puramente referente à Educação Ambiental por ano, e que de modo geral, a temática Educação Ambiental se apresenta de forma transversal, perpassando ambas as linhas de pesquisas e estando presente em outros projetos de pesquisa com diferentes enfoques.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ary Gustavo da Silva Cesar, Edilson Pontarolohttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16010Artesanías de la existencia2024-02-01T10:15:41-03:00Lissette TorresNarjara Mendes Garcia<p><strong>Handicrafts of existence: </strong><strong><em>corazonando</em></strong> <strong>the academy and life from the weave with beads</strong></p> <p>El objetivo de este artículo fue problematizar algunas situaciones relacionadas al tejido con mullo, con el fin de plantearlas como una oportunidad de corazonar la academia y la vida (GUERRERO-ARIAS, 2009, 2010, 2018). Algunos datos fueron generados a través de entrevistas semiestructuradas con mujeres del Pueblo Saraguro, del sur de Ecuador y fueron analizados a través de la Teoría Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Entre las principales conclusiones rescaté el hecho de pensar en la afectividad como parte significativa del conocimiento, principalmente cuando está relacionada a maneras diferentes de sentir la vida y que pueden ser pensadas desde la academia. Además, resalté la importancia de otorgarle un sentido al lugar y de entender las subjetividades sentidas desde las diferentes realidades que nos rodean.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lissette Torres, Narjara Mendes Garciahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15929Manaus e a poluição de seus corpos d'água2024-02-01T10:15:42-03:00Andre Gama BarroAristides Felipe Santiago JuniorWashington Luiz Pedrosa da Silva Junior<p><strong>Manaus and the pollution of its water bodies: a look at the Igarapé do Mindu</strong></p> <p>Nos últimos tempos, o meio ambiente tem sido alvo de discussões constantes e acaloradas, estando no centro desses debates a enorme quantidade de lixo e resíduos sólidos que agridem a natureza e prejudicam a saúde das pessoas. Geralmente são resultado do consumismo desenfreado, da urbanização acelerada, do adensamento das cidades e da industrialização que a todo momento produz uma série de substâncias que começam a poluir a atmosfera, o solo e os rios. Levando em conta esta abordagem, o presente estudo tem como objetivo apresentar um conjunto de considerações sobre os principais fatores de contaminação e poluição do Igarapé do Mindu na cidade de Manaus e sobre as ações para a recuperação deste importante recurso hídrico.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Andre Gama Barro, Aristides Felipe Santiago Junior, Washington Luiz Pedrosa da Silva Juniorhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15914Coleta Seletiva e Educação Ambiental2024-02-01T10:15:45-03:00José Augusto de Araújo Pires da LuzBruno Rangel Capilé de Souza<p><strong>Selective Collection and Environmental Education: the actions of the Associations of Recyclable Material Collectors in Colatina (ES)</strong></p> <p>A questão do lixo no Brasil é agravante, só no ano de 2022 foram produzidos 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos. A coleta seletiva (CS) é uma das iniciativas para direcionar os materiais recicláveis de volta para o ciclo produtivo. O objetivo desta pesquisa é analisar os resultados da CS, e suas implicações no contexto da Educação Ambiental (EA), resultante da parceria entre a prefeitura de Colatina (ES) e a Associação de Catadores Colatinense de Materiais Recicláveis (ASCCOR), tendo como fontes os dados dos sistemas nacionais de informações sobre Resíduos Sólidos (SINIR) e Saneamento (SNIS), e os documentos institucionais da ASCCOR. A parceria resultou no aumento da CS e das ações de Educação Ambiental por parte da associação.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 José Augusto de Araújo Pires da Luz, Bruno Rangel Capilé de Souzahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15768Estudos de percepção ambiental em Unidades de Conservação2024-02-01T10:15:48-03:00Karlen RodriguesDiesse Aparecida de Oliveira SereiaAna Tiyomi Obara<p><span style="font-weight: 400;"><strong>Environmental perception studies in Conservation Units: a systematic literature review</strong></span></p> <p>O estudo da percepção ambiental, aliado à Educação Ambiental (EA), pode auxiliar no funcionamento efetivo das Unidades de Conservação (UCs). À vista disso, essa pesquisa teve como objetivo, identificar como estão sendo realizados os estudos de percepção ambiental em UCs brasileiras. A constituição do corpus se deu através do Portal CAPES, utilizando os descritores “percepção ambiental” e “unidades de conservação”, buscando artigos publicados nos últimos 10 anos. Os 33 artigos selecionados foram submetidos à Análise de Conteúdo e à testes Qui-quadrado Exato de Fisher (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que as pesquisas estão sendo realizadas em todo o país e com público variado, mas principalmente com moradores que vivem no entorno dessas áreas. A percepção ambiental varia de acordo com o conhecimento e admiração que estes possuem sobre as UCs. Destaca-se que, esta pesquisa, pode subsidiar ações de EA e Gestão Ambiental que promovam a participação social.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Karlen Rodrigues, Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Ana Tiyomi Obarahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15746Percepção Ambiental2024-02-01T10:15:50-03:00Michelle Luise Soares da SilvaGleice Virginia Medeiros de Azambuja ElaliDouglas D. Karrow<p><strong>Environmental Perception: A study with IFRN-SGA students</strong></p> <p>Os evidentes impactos das atividades humanas no ambiente têm suscitado debates acalorados sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, fomentando uma desejada conscientização ecológica. Apesar disso, muitas pessoas ainda não compreendem completamente os efeitos de suas ações sobre o ecossistema. Nesse cenário, é importante compreender a perspectiva dos jovens, pois eles serão responsáveis por moldar o futuro do planeta. Este artigo visa analisar os resultados de uma investigação sobre a percepção das questões ambientais por estudantes do ensino médio. Baseado na Psicologia Ambiental, o estudo adotou abordagem metodológica exploratória e quali-quantitativa, e aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus São Gonçalo do Amarante. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários a 187 estudantes na faixa de 14 a 18 anos matriculados nos cursos técnicos de nível médio e a realização de rodas de conversa com 76 deles. Os resultados indicam que, os participantes compreendem as questões ambientais, porém não se apropriaram efetivamente desse conhecimento, de modo que ele pouco se traduz em comportamentos/atividades e relações afetivas consistentes, condizentes com os princípios de conscientização socioambiental, o que aponta a necessidade da educação ambiental estar mais atenta à percepção ambiental.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Michelle Luise Soares da Silva, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Douglas D. Karrowhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15688Educação ambiental não-formal2024-02-01T10:15:51-03:00Camila Campêlo de SousaDilmar Kistemacher<p><strong>Non-formal environmental education: municipal management and socio-environmental perception in the municipality of Codó (MA)</strong></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Arial','sans-serif';">Este trabalho teve por objetivo identificar as ações de Educação Ambiental não-formal desenvolvidas no município de Codó, estado do Maranhão. Foi realizado, via aplicação de questionários e realização de entrevistas, um levantamento das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela gestão pública municipal e a identificação das percepções socioambientais da população codoense, especialmente comunidades ribeirinhas, quilombolas, catadores de lixo, quebradeiras de coco babaçu e da agricultura familiar. Foi possível verificar que há projetos que visam minimizar os problemas ambientais. No entanto, quanto à percepção das comunidades, foi constatado que elas pouco conhecem sobre as questões ambientais e sustentáveis, evidenciando fragilidade na execução da Educação ambiental do município.</span></p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Camila Campêlo de Sousa, Dilmar Kistemacherhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14365Educação Ambiental Revolucionária2024-02-01T10:16:13-03:00Isabela Kojin PeresAna Clara Nery SilvaRachel Andriollo Trovarelli<p><strong>Revolutionary environmental education</strong></p> <p>Na segunda década do século XXI aprofunda-se o cenário de extensa e acelerada degradação socioambiental. A busca por soluções para um presente solidário e um futuro melhor para todos os habitantes da Terra, exige fazeres educadores ambientalistas comprometidos com transformações radicais. A partir de um processo coletivo de estudo, reflexão e diálogo de um grupo de pós-graduandos que foi inspirado no “Manifesto R de Educação Ambiental” elaborado por um grupo plural de educadoras e educadores ambientais latinoamericanos, e dos acúmulos de mais de três décadas de existência do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (ESALQ/USP), o presente texto busca caracterizar uma Educação Ambiental Revolucionária, necessária para enfrentar os tempos distópicos atuais.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Isabela Kojin Peres, Ana Clara Nery Silva, Rachel Andriollo Trovarellihttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15640Um olhar transdisciplinar ao desenvolvimento sustentável no ensino superior2024-02-01T10:15:56-03:00João Bernardes da Rocha FilhoLuciano Racts Claudio da Silva<p><strong>A transdisciplinary look at sustainable development in higher education</strong></p> <p>Este artigo discute o papel da educação superior frente à globalização econômica e à disseminação irrestrita da informação, considerando a premência do desenvolvimento de atitudes transdisciplinares na população em geral, visando a compatibilizar as necessidades dos habitantes do planeta desde uma perspectiva que contemple a diversidade biológica e cultural, assim como a higidez do meio ambiente. O método utilizado para a escrita deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, e considerou a universidade como centro de excelência que reúne um grande número de especialistas e que pode se constituir em um núcleo holístico e transdisciplinar capaz de promover estudos e ações estratégicas na direção da sustentabilidade. Como sugestão, as instituições de ensino superior podem enfatizar os diferentes níveis ou graus de identidade que caracterizam os seres humanos, promovendo uma desidentificação em relação às atitudes egóicas que contribuem para a deterioração do meio ambiente.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 João Bernardes da Rocha Filho, Luciano Racts Claudio da Silvahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15551As contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação crítica dos estudantes 2024-02-01T10:15:58-03:00Mairtes de Fátima RamosNilo Leal Sander<p><strong>The contributions of Freirean Environmental Education (EAF) to the critical training of students</strong></p> <p>Os problemas ambientais na sociedade brasileira, exigem um comprometimento coletivo de todos. O primeiro passo é o investimento em educação e formação crítica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação dos estudantes da Educação Básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. Conclui-se que a EAF contribui para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes do seu papel em relação a crise socioambiental, mediante o diálogo, a utilização de temas geradores, debate e a proposição de intervenções na realidade, que vão além do ativismo simples da causa ambiental, mas sim, a intervenção transformadora na realidade.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mairtes de Fátima Ramos, Nilo Leal Sanderhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15496A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade2024-02-01T10:16:00-03:00Vanessa Aguiar FigueiredoVanessa Hernandez Caporlingua<p class="Ttuloingls"><strong>The contribution of critical environmental education to the status of the city: an analysis of the socio-environmental recovery of cities in the post-pandemic context</strong></p> <p>O presente artigo versa sobre a possível contribuição da Educação Ambiental crítica (EAc) ao Estatuto da Cidade, no contexto pós pandemia da recuperação socioambiental das cidades, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade urbana. Portanto, tem como objetivos específicos: compreender, por meio da EAc, a crise socioambiental gerada pela pandemia, apresentar os principais desafios enfrentados pelas cidades nesse contexto, por fim, tecer reflexões sobre o Estatuto da Cidade, no que se refere a sustentabilidade, a partir das possíveis contribuições da EAc. Trata-se de pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e documental, e os resultados apontam que a EAc pode contribuir para aplicação do Estatuto da Cidade, principalmente no que concerne a recuperação socioambiental das cidades pós-pandemia, enfatizando a necessidade de uma educabilidade para a sustentabilidade urbana.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Vanessa Aguiar Figueiredo, Vanessa Hernandez Caporlinguahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15343Apontamentos sobre a racionalidade tecnológica e o meio ambiente2024-02-01T10:16:03-03:00Amanda HaydnMauro Castilho Gonçalves Silvio Luiz da Costa<p><strong>Notes on technological rationality and the environment</strong></p> <p>Avanços tecnológicos carregam potencial emancipatório e ampliam a vida administrada, a dominação do homem sobre o homem e a destruição da natureza. Diante deste paradoxo, este artigo tem como objetivo refletir os efeitos da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e as condições de sua vida social. Para tanto, visita as contribuições, de um ponto de vista analítico e comparado, de autores clássicos como Freud, Marx, Marcuse, Mumford e Milton Santos. Entre os resultados, observa-se que o homem foi incorporado à máquina, em uma racionalidade tecnológica que se expande para toda a vida social. Sentidos de mudança apontam uma racionalidade ambiental e uma tecnologia facilitadora da vida, passíveis de encarar a complexidade dos fenômenos e instaurar uma nova cultura política. </p> <p> </p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Amanda Haydn, Mauro Castilho Gonçalves, Silvio Luiz da Costahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15280Educação Ambiental Crítica e Gênero2024-02-01T10:16:05-03:00Maria Odete da rosa PereiraClara da Rosa PereiraFelipe da Silva Justo<p><strong>Critical Environmental Education and Gender: women and their community organization bonds</strong></p> <p>Neste trabalho apontam-se as primeiras impressões dos elementos constitutivos do encontro entre um projeto de educação ambiental e uma associação comunitária de mulheres, assim como os vínculos estabelecidos entre as participantes, todas do gênero feminino, e os motivos que as mantêm atuando desde a fundação da entidade. A sistematização se deu à luz das teorias da educação ambiental crítica e da psicologia social, assim como da educação popular. Considera-se a importância da fala e da escuta pedagógica como um reconhecimento do ser mulher, pescadora, ou marisqueira, de uma comunidade em situação de pobreza, mas que está organizada em grupo e que cumpre um papel social, engajada nos espaços públicos de decisão política da sua região. Ainda se observa o papel que cada uma desempenha no coletivo através da teoria dos grupos operativos de Pichon-Rivière e das teorias de Vygotsky.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Odete da Rosa Pereira, Clara da Rosa Pereira, Felipe Justohttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15279Inserção do tema sustentabilidade na grade curricular dos cursos de ciências contábeis a partir dos parâmetros dos ODS2024-02-01T10:16:07-03:00Celma Duque FerreiraElisa Gonçalves Castilho SilvaGilberto Crispim<p><strong>Inclusion of sustainability in the curriculum of Accounting Courses based on the parameters of the SDGs</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo do estudo é analisar a temática de sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros (IB) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na grade curricular dos cursos de ciências contábeis, a fim de sanar a problemática: Como a temática da sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros para os ODS, é inserida na grade curricular dos cursos de ciências contábeis? Utilizou-se como objeto de estudo as IES públicas do Estado de Goiás e os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Portanto, a pesquisa classifica-se quanto aos objetivos, como uma pesquisa qualitativa, com coleta dos dados realizados por estudo documental, bibliográfico e por </span><em><span style="font-weight: 400;">sites</span></em><span style="font-weight: 400;"> oficiais, analisados através da estatística descritiva. O resultado aponta que a temática da sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros para os ODS, não está inserida na grade curricular dos cursos de ciências contábeis entre as ofertas de disciplinas obrigatórias e podem, ou não, serem ofertadas nas optativas, que são assuntos de interesse atual na área de ciências contábeis, cuja ementa será determinada por ocasião da oferta.</span></p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Celma Duque Ferreira, Elisa Gonçalves Castilho Silva, Gilberto Crispimhttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15263Ciência cidadã e Educação Ambiental2024-02-01T10:16:10-03:00Diny Gabrielly de Miranda MartinsEloisa Helena de Souza CabralValderí de Castro Alcântara<p><strong>Citizen Science and Environmental Education: educational alternative in the area of urban solid waste</strong></p> <p>As possibilidades e potencialidades de alunos e professores atuarem na área de resíduos sólidos urbanos com base nos fundamentos da ciência cidadã compuseram o estudo realizado com 36 alunos e 12 professores do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Rodolfo Almeida, do município de Formiga/MG. Os resultados indicam que a maioria dos participantes possui compreensão limitada sobre Ciência e desconhece as práticas e os princípios da ciência cidadã. Evidenciam, ainda, a necessidade de conscientizar a população formiguense quanto à problemática do descarte inadequado do lixo no meio ambiente. Como produto do estudo, elaborou-se uma proposta didática para professores utilizarem no ensino da destinação dos resíduos sólidos.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Diny Gabrielly de Miranda Martins, Eloisa Helena de Souza Cabral, Valderí de Castro Alcântarahttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15221Unidade de conservação do Parque Municipal Urbano Lagoa do Jurema em Vitória da Conquista-BA2024-02-01T10:16:11-03:00Thomasia Maciel SousaClaudio Oliveira de Carvalho<p><strong>Conservation unit of Lagoa do Jurema Municipal Park in Vitória da Conquista- BA: evaluation of urban instruments</strong></p> <p>Este artigo objetiva avaliar os instrumentos urbanísticos inseridos no Parque Municipal Urbano Lagoa do Jurema (PMULJ) no âmbito socioambiental. Por meio de uma abordagem qualitativa exploratória e documental foi possível compreender as políticas públicas implantadas no PMULJ, localizado no município de Vitória da Conquista, na Bahia, além de estabelecer um comparativo com as políticas ambientais inseridas na Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), Município de Serra Talhada – Pernambuco. Ademais, constatou que a educação ambiental deve estar presente como parte indispensável da política pública, promovendo, assim, uma formação da consciência social durante a construção da própria política e, consequentemente, elevando o cidadão à condição de cogestor.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Thomasia Maciel Sousa, Claudio Oliveira de Carvalhohttps://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16511Editorial2023-12-30T18:46:37-03:00Alana das Neves PedruzziLaryssa Louzada de AssisLetícia Nörnberg Maciel2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Alana das Neves Pedruzzi, Laryssa Louzada de Assis, Letícia Nörnberg Maciel