Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Dialética histórica. Práxis. Conflito ambiental. Gestão ambiental participativa.Resumo
No presente artigo abordam-se as premissas teóricas que definem a Educação Ambiental numa perspectiva transformadora, à luz de um referencial marxista, distinguindo-a das tendências politicamente conservadoras que dissociam o social do ambiental, sob bases conceituais idealizadas e dualistas entre sociedade e natureza. Exemplifica-se como a Educação Ambiental se constituiu no Brasil e os limites que se constituíram ao longo do percurso feito, trazendo, ao final, conceitos centrais para uma prática educativa ambientalista e crítica voltada para a participação cidadã.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Loureiro, C. F. B. (2009). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 8(1), 37–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897
Edição
Seção
Artigos