Mulheres, clima e agenda 2030

narrativas verbais-imagética para não deixar ninguém para trás

Autores

  • Rachel Hidalgo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG
  • Ana Lúcia Ruiz Goulart Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande-PPGEA/FURG
  • Rita Silvana Santana dos Santos Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12354

Palavras-chave:

Mulheres, Agenda 2030, Fotografia, Mudanças Climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumo

este artigo apresenta a interpretação de fotografias como fonte de pesquisa para dialogar com mulheres em suas realidades, compondo tais linguagens com atenta escuta de suas histórias de vida, antes e depois do ato fotográfico. Junto à pesquisa e argumentação, com base nos princípios para territorialização da Agenda 2030, concluiu-se que as identidades reveladas por uma câmera, e pela subjetividade das autoras, produziu singularidades entre duas mulheres agricultoras na Ilha do leonídio, em rio grande-rs, que também são produzidas em outras localidades, frente aos impactos ambientais.

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Biografia do Autor

Rachel Hidalgo, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos (2010), segunda graduação, em andamento, de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Paulista (2021), formação em Documentário pela Academia Internacional de Cinema - AIC/SP (2017), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - CAPES/FURG (2019) e, atualmente, é doutoranda no mesmo programa CNPq/FURG, com pesquisa direcionada para Educomunicação Socioambiental (2022). Integra o Ribombo - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas, desenvolvendo pesquisa sobre zona costeira por meio do suporte audiovisual e fotográfico. 

Ana Lúcia Ruiz Goulart, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande-PPGEA/FURG

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), com Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2012-2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho (2009-2011). Cursou Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios na Universidade Federal do Rio Grande (2014-2015). É Mestre em Educação Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (2016-2018), na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental (FEA). Estuda sobre Fundamentos da Educação Ambiental. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas - RIBOMBO, que como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como sua articulação com o tema das mudanças ambientais globais e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Atualmente, é Doutoranda em Educação Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), desde 2019.

Rita Silvana Santana dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atua em cursos de graduação e pós-graduação e como coordenadora de extensão. É líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) e integrante do Grupo de Trabalho ODS/UnB. Nos últimos anos atuou como consultora no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e em instituições internacionais como Unesco, OEI e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Desenvolve pesquisas e ações nas áreas de educação ambiental, currículo, formação docente, mudanças climáticas, Agenda 2030/ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas interfaces com raça-etnia e gênero. Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia), mestra em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em educação (Universidade de Brasília).

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Hidalgo Munhoz, R. A., Ruiz Goulart, A. L. ., & Santana dos Santos, R. S. (2021). Mulheres, clima e agenda 2030: narrativas verbais-imagética para não deixar ninguém para trás. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 140–167. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12354

Edição

Seção

Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais