Inserção do tema sustentabilidade na grade curricular dos cursos de ciências contábeis a partir dos parâmetros dos ODS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15279

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Agenda 2030, ODS no Brasil, Ciências Contábeis

Resumo

Inclusion of sustainability in the curriculum of Accounting Courses based on the parameters of the SDGs

O objetivo do estudo é analisar a temática de sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros (IB) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na grade curricular dos cursos de ciências contábeis, a fim de sanar a problemática: Como a temática da sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros para os ODS, é inserida na grade curricular dos cursos de ciências contábeis? Utilizou-se como objeto de estudo as IES públicas do Estado de Goiás e os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Portanto, a pesquisa classifica-se quanto aos objetivos, como uma pesquisa qualitativa, com coleta dos dados realizados por estudo documental, bibliográfico e por sites oficiais, analisados através da estatística descritiva. O resultado aponta que a temática da sustentabilidade, a partir da adequação dos indicadores brasileiros para os ODS, não está inserida na grade curricular dos cursos de ciências contábeis entre as ofertas de disciplinas obrigatórias e podem, ou não, serem ofertadas nas optativas, que são assuntos de interesse atual na área de ciências contábeis, cuja ementa será determinada por ocasião da oferta.

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Biografia do Autor

Celma Duque Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em contabilidade pela UFSC e University of Newcastle/Australia. Professora associada do departamento de contabilidade e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elisa Gonçalves Castilho Silva, UFG

Academica do Curso de Ciencias Contábeis na Universidade Federal de Goias (UFG)

Gilberto Crispim, Universidade Federal de Goiás

Doutor em contabilidade pela UFSC e University of Newcastle/Australia. Professor do departamento de contabilidade. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Ferreira, C. D., Silva, E. G. C., & Crispim, G. (2023). Inserção do tema sustentabilidade na grade curricular dos cursos de ciências contábeis a partir dos parâmetros dos ODS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15279