Travessias para Educação Ambiental ‘Desde el sur’: uma agenda política critica comum em ‘zonas de sacrifício’ como o Brasil e América Latina

Patrícia de Oliveira Plácido, Elza Maria Neffa Vieira de Castro, Mauro Guimarães

Resumo


Neste ensaio a abordagem dos conflitos ambientais em ‘zonas de sacrifício’ expressa o alinhamento conceitual e epistemológico de educação ambiental com o pensamento freireano e com o “ecologismo dos pobres” apoiados na Ecologia Política. A América Latina e o Brasil são territórios que tem em seu processo histórico a exploração da natureza e do ser humano, e consequentemente a emergência dos conflitos socioambientais. Objetivamos apontar algumas possíveis propostas para pensar qual agenda política pode ser comum em práticas de educação ambiental realizadas em zonas de sacrifícios. Consideramos que o campo crítico é o que melhor legitima as abordagens para a educação ambiental ‘desde del Sur’ comprometida com o enfrentamento das desigualdades e com a travessia para novas relações mais justas e emancipatórias do Bem Viver.

Travels for environmental education 'from the south': one Common critical policy agenda in 'sacrifice zones' as Brazil and latin america

In this test the approach of the environmental conflicts in „zones of sacrifice‟expresses the conceptual alignment and epistemológico of environmental education with the thought freireano and with “ecologismo of the poor persons” supported in the Political Ecology. The Latin America and Brazil are territories that there has in his historical process the exploration of the nature and of the human being, and consequently the emergence of the conflicts socioambientais. We aim to point to some possible proposals to think which political diary can be common in practices of environmental education carried out in zones of sacrifices. We think that the critical field is what better legitim the approaches for the environmental education „from del Sur‟ compromised with the enfrentamento of the unequalities and with the journey for more just new relations and emancipatórias of the Good to Live.

Palavras-chave


educação ambiental, conflitos, zonas de sacrifício

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7393

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