Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Notícias
Edições
Atual
Edições Anteriores
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Avaliadores
2024
2023
2021 e 2022
2018 a 2020
Buscar
Periódicos FURG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado:
2025-06-30
Editorial
Editorial
Alana das Neves Pedruzzi, Letícia Nörnberg Maciel, Mariana Cecere Lopes Guarenti
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.19566
Artigos
História das abelhas nativas
ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação
Vanessa Veruli, Natalia Ghilardi-Lopes
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16672
O currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em contexto escolar
Cláudia Böck Berwaldt, Rosangela Inês Matos Uhmann
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16679
Racionalidade Ambiental
reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis
Douglas Marques de Almeida, Valeria Ghisloti Iared
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759
Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores
uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade
FERNANDA CARVALHO, Giselle Watanabe
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943
A percepção ambiental como ferramenta para a conservação das zonas costeiras no Brasil
uma revisão bibliográfica
Jaiane Pereira de França, Ana Paula Penha Guedes
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16982
Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE
Lucas Neves de Melo, Rosângela Estevão Alves Falcão, Tarcia Regina da Silva
1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072
O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica
Fabia Elaine Ferreira de Melo, Jorge Sobral da Silva Maia
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186
Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas
letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas
Raí de Amorim Freire, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321
Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO)
Cleonice Ferreira de Souza, Clarides Henrich de Barba, Zysman Neiman
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367
Micropolíticas juvenis e gestão das águas
estudo de caso dos jovens atuantes no projeto NEA-BC sobre a gestão pública dos recursos hídricos
Daniel Arrebola, Mariana Pedro
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17510
A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo
Ítalo Severo Sans Inglez, Patrícia Vidigal Bendinelli, Ana Lucia Olivo Rosas Moreira
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718
Pontos fortes de Coesão Social
a experiência dos Núcleos de Vigília Cidadã a partir do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo
Natália Ribeiro, Caio Cezar Piraciaba De Brito
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17782
Epistemologias contracolonilalistas: questões ambientais e saberes quilombolas.
Maria Tainá Paulo, Nara Maria Forte Diogo Rocha
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17862
Percepção de estudantes do ensino médio e técnico sobre Educação Ambiental
formação crítica e cidadã para a sustentabilidade
Adriano Jefferson Soares Modesto , Matheus de Souza Dias, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17870
Como a formação acadêmica pode contribuir na compreensão de meio ambiente e educação ambiental?
Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Clarissa Gomes Reis Lopes, Carla Ledi Korndörfer
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17919
Educação ambiental para a coexistência
superando a biofobia para um futuro sustentável
Marta Luciane Fischer, Ana Carolina de Campos, Robiran José dos Santos Junior
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17978
Educação Ambiental direcionada ao público adulto desenvolvida em atividades de extensão universitária
Adir Silvério Cembranel, Leandra Francischett
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17997
PANC na escola
as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola
Edina de Souza da Silva, Leandro Carlos Ody, Claudia da Silva Cousin
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024
Dilemas do Desenvolvimento Sustentável
Análises de dois casos práticos por meio da Teoria das Representações Sociais
Marcos Cieslak, Constantino Ribeiro de Oliveira Junior , Alfredo Cesar Antunes
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18052
O que são escolas sustentáveis?
Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável
Ísis Maria de Paula, Bruno Luis Daminelli
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094
Insetos e Educação Ambiental
abordagens etnoentomológicas com idosos participantes de programas sociais
Samantha Martins Ferreira, Ernesto de Oliveira Canedo Júnior
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18122
Construindo a Sustentabilidade
um olhar sobre o cotidiano
Vitor Carvalho Gomes, Josiane Barbosa Gouvêa, Rocío del Pilar López Cabana
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18134
Construindo soberania alimentar a partir da sala de aula
integração de hortas escolares e sustentabilidade ambiental na educação
Angelica Nayely Sanchez Prieto, Daniel Alejandro Valderrama , Alessandro Silva de Oliveira
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18187
Mineração, meio ambiente e educação
análise das percepções e ações educativas sobre a atividade mineradora
Sandra Cristina Castro Peixoto, Francisco Leonardo Tejerina-Garro
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18210
Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar
Marcelino Gomes de Araújo, Silvia Helena Lima Schwamborn
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212
Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental
implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica
Giseli Will, Gilmene Bianco
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223
Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Cilene de Souza Silva Freitas
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262
Educação ambiental em bibliotecas verdes
a experiência do projeto de extensão "Gelateca: Por um Mundo Melhor" como ferramenta de transformação socioambiental
Ádja de Fátima Lima Figueirôa Câmara, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, Sofia Brandão Rodrigues
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18299
Aprendizado lúdico
conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital
Elisa Teixeira Aires, Felipe Gonzatti, Juçara Bordin
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18309
Possíveis impactos da interação Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiv
Possible impacts of the interaction of EA-Agroecology, as a socio-educational function, for Collective Health
Cinara Menegotto Cavalheiro Karam, Fillipe Silveira Marini, Alexandre Macedo Pereira
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18396
Enviar Submissão
Enviar Submissão
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
185
O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos
101
Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver: possibilidades de uma educação socioambiental indígena
99
Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS
90
Indústria da moda, educação ambiental e sustentabilidade
85