v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

					Visualizar v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado: 2025-06-30

Editorial

  • Editorial

    Alana das Neves Pedruzzi, Letícia Nörnberg Maciel, Mariana Cecere Lopes Guarenti
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.19566

Artigos

  • História das abelhas nativas ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação

    Vanessa Veruli, Natalia Ghilardi-Lopes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16672
  • O currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em contexto escolar

    Cláudia Böck Berwaldt, Rosangela Inês Matos Uhmann
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16679
  • Racionalidade Ambiental reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis

    Douglas Marques de Almeida, Valeria Ghisloti Iared
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759
  • Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade

    FERNANDA CARVALHO, Giselle Watanabe
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943
  • A percepção ambiental como ferramenta para a conservação das zonas costeiras no Brasil uma revisão bibliográfica

    Jaiane Pereira de França, Ana Paula Penha Guedes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16982
  • Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE

    Lucas Neves de Melo, Rosângela Estevão Alves Falcão, Tarcia Regina da Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072
  • O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica

    Fabia Elaine Ferreira de Melo, Jorge Sobral da Silva Maia
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186
  • Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas

    Raí de Amorim Freire, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321
  • Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO)

    Cleonice Ferreira de Souza, Clarides Henrich de Barba, Zysman Neiman
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367
  • Micropolíticas juvenis e gestão das águas estudo de caso dos jovens atuantes no projeto NEA-BC sobre a gestão pública dos recursos hídricos

    Daniel Arrebola, Mariana Pedro
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17510
  • A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo

    Ítalo Severo Sans Inglez, Patrícia Vidigal Bendinelli, Ana Lucia Olivo Rosas Moreira
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718
  • Pontos fortes de Coesão Social a experiência dos Núcleos de Vigília Cidadã a partir do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo

    Natália Ribeiro, Caio Cezar Piraciaba De Brito
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17782
  • Epistemologias contracolonilalistas: questões ambientais e saberes quilombolas.

    Maria Tainá Paulo, Nara Maria Forte Diogo Rocha
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17862
  • Percepção de estudantes do ensino médio e técnico sobre Educação Ambiental formação crítica e cidadã para a sustentabilidade

    Adriano Jefferson Soares Modesto , Matheus de Souza Dias, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17870
  • Como a formação acadêmica pode contribuir na compreensão de meio ambiente e educação ambiental?

    Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Clarissa Gomes Reis Lopes, Carla Ledi Korndörfer
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17919
  • Educação ambiental para a coexistência superando a biofobia para um futuro sustentável

    Marta Luciane Fischer, Ana Carolina de Campos, Robiran José dos Santos Junior
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17978
  • Educação Ambiental direcionada ao público adulto desenvolvida em atividades de extensão universitária

    Adir Silvério Cembranel, Leandra Francischett
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17997
  • PANC na escola as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola

    Edina de Souza da Silva, Leandro Carlos Ody, Claudia da Silva Cousin
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024
  • Dilemas do Desenvolvimento Sustentável Análises de dois casos práticos por meio da Teoria das Representações Sociais

    Marcos Cieslak, Constantino Ribeiro de Oliveira Junior , Alfredo Cesar Antunes
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18052
  • O que são escolas sustentáveis? Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável

    Ísis Maria de Paula, Bruno Luis Daminelli
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094
  • Insetos e Educação Ambiental abordagens etnoentomológicas com idosos participantes de programas sociais

    Samantha Martins Ferreira, Ernesto de Oliveira Canedo Júnior
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18122
  • Construindo a Sustentabilidade um olhar sobre o cotidiano

    Vitor Carvalho Gomes, Josiane Barbosa Gouvêa, Rocío del Pilar López Cabana
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18134
  • Construindo soberania alimentar a partir da sala de aula integração de hortas escolares e sustentabilidade ambiental na educação

    Angelica Nayely Sanchez Prieto, Daniel Alejandro Valderrama , Alessandro Silva de Oliveira
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18187
  • Mineração, meio ambiente e educação análise das percepções e ações educativas sobre a atividade mineradora

    Sandra Cristina Castro Peixoto, Francisco Leonardo Tejerina-Garro
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18210
  • Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar

    Marcelino Gomes de Araújo, Silvia Helena Lima Schwamborn
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212
  • Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica

    Giseli Will, Gilmene Bianco
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223
  • Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental

    Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Cilene de Souza Silva Freitas
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262
  • Educação ambiental em bibliotecas verdes a experiência do projeto de extensão "Gelateca: Por um Mundo Melhor" como ferramenta de transformação socioambiental

    Ádja de Fátima Lima Figueirôa Câmara, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, Sofia Brandão Rodrigues
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18299
  • Aprendizado lúdico conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital

    Elisa Teixeira Aires, Felipe Gonzatti, Juçara Bordin
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18309
  • Possíveis impactos da interação Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiv Possible impacts of the interaction of EA-Agroecology, as a socio-educational function, for Collective Health

    Cinara Menegotto Cavalheiro Karam, Fillipe Silveira Marini, Alexandre Macedo Pereira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18396