Educação ambiental para a coexistência

superando a biofobia para um futuro sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17978

Palavras-chave:

animal não humano, aracnofobia, bioética, biofilia, educação ambiental

Resumo

Environmental Education for coexistence: overcoming biophobia for a sustainable future

O fenômeno da biofobia presume regras cognitivas que influenciam as percepções e reações aos estímulos potencialmente perigosos. Questionando a existência de condicionantes biológicos e sociais, objetivou-se caracterizar a representação social da biofobia e sua relação com a educação ambiental para a coexistência. Um questionário on-line, referente a 485 participantes, indicou medo predominante de aranhas, cobras, ratos e morcegos, alinhado a expectativas biofóbicas genéticas. Por outro lado, diversos animais foram associados a incômodos, cujo sentimento aversivo  não impediu atividades sociais. As análises apoiaram as hipóteses do "pouco contato" e do "acesso à informação qualificada", ressaltando a bioética e a educação ambiental como meio de superação da biofobia. Essa abordagem favorece a transição de perspectivas antropocêntricas para biocêntricas, promovendo uma educação ambiental que estimula a coexistência e um futuro sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bióloga, Doutora em Zoologia, Programa de Pós-graduação em Bioética, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente. R. Imac. Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba - PR, 80215-182. lattes: http://lattes.cnpq.br/3200226780923332    

Ana Carolina de Campos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Psicóloga. Programa de Pós-graduação em Bioética, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestranda. R. Imac. Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba - PR, 80215-182. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7756834328438709 

 

Robiran José dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre Robiran José dos Santos Junior

Licenciado em ciências Biológicas pela PUCPR,  egresso do Programa de Pós-graduação em Bioética PUCPR. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3265974341587321

Referências

ABADE, Armindo Meira; ROCHA, Adriana Cristina. O comportamento operante na perspectiva da análise comportamental: uma revisão bibliográfica. Revista Uningá, v. 56, n. S1, p. 10-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ94. Acesso em: 23 ago. 2024.

ALVAREZ, Evelyn N.; GARCIA, Alexys; LE, Pauline. A review of Nature Deficit Disorder (NDD) and its disproportionate impacts on Latinx populations. Environmental Development, v. 43, p. 100732, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envdev.2022.100732. Acesso em: 23 ago. 2024.

ANDRADE, Laura Helena Silveira Guerra de; GORENSTEIN, Clarice. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Rev. psiquiatr. clín.(São Paulo), p. 285-90, 1998. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/. Acesso em: 23 ago. 2024.

APA-American Psychiatric Association et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.991p.

ARMFIELD, Jason M. Understanding animal fears: A comparison of the cognitive vulnerability and harm-looming models. BMC psychiatry, v. 7, p. 1-12, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-244X-7-68. Acesso em: 23 ago. 2024.

ARMFIELD, Jason M.; MATTISKE, Julie K. Vulnerability representation: the role of perceived dangerousness, uncontrollability, unpredictability and disgustingness in spider fear. Behaviour Research and Therapy, v. 34, n. 11-12, p. 899-909, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0005-7967(96)00045-9. Acesso em: 23 ago. 2024.

BAPTISTA, Américo; CARVALHO, Marina; LORY, Fátima. O medo, a ansiedade e as suas perturbações. Psicologia, v. 19, n. 1/2, p. 267-277, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v19i1/2.407. Acesso em: 23 ago. 2024.

CALLONI, Humberto. A nova ordem ecológica: a árvore, o animal e o homem. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 19, n. 2, p. 87-90, 2014.

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. Insetos como fontes de alimentos para o homem: valoração de recursos considerados repugnantes. Interciencia, v. 28, n. 3, p. 136-140, 2003. Disponível em: https://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S0378-18442003000300004&script=sci_arttext. Acesso em: 23 ago. 2024.

CHARLES, Cheryl; LOUV, Richard. Children’s nature deficit: What we know and don’t know. Children and Nature Network, v. 32, 2009.

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros Costa; RESENDE, Janete Jane. A percepção de animais como “insetos” e sua utilização como recursos medicinais na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, Brasil. Acta Sci. Biol. Sci, v. 26, p. 143-149, 2004.

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros Costa; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 26, n. 1, p. 81-90, 2004.

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros Costa; DA PAZ SILVA, T. Fernandes. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D'água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletín de la SEA, n. 35, p. 261-268, 2004.

FAGUNDES, Beatriz. A teoria das representacoes socias nos estudos ambientais. Ra'e Ga, n. 17, p. 129-138, 2009.

FARIAS, Marina Kobai, STRAMANTINO Jaqueline; FISCHER, Marta Luciane (2022). Os animais como agenda para as cidades inteligentes: a interação dos curitibanos com a fauna silvestre urbana. Revista Inclusiones, v. 9, n.3, p. 18-47, Disponível em: https://doi.org/10.58210/fprc3390. Acesso em: 23 ago. 2024.

FISCHER, Marta Lcuiane; LIBRELATO, Rafael, CORDEIRO, Andresssa; ADAMI, Eliana. A percepção da dor como parâmetro de status moral em animais não humanos. Conexão Ciência (Online), v. 11, n. 2, p. 31-41, 2016. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/345hi3m7arclzcliiox5g4z7yy/access/wayback/https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/periodicos/index.php/conexaociencia/article/download/440/492. Acesso em: 23 ago. 2024.

FISCHER, Marta Luciane; SANTOS, Juliana Zacarkin. Ethical Conduct with Invertebrate Animals: Routes for Inclusive, Humanitarian, and Sustainable Education. Current World Environment, v. 16, n. 3, p. 679, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12944/CWE.16.3.3. Acesso em: 23 ago. 2024.

GERDES, Antje BM; UHL, Gabriele; ALPERS, Georg W. Spiders are special: fear and disgust evoked by pictures of arthropods. Evolution and Human Behavior, v. 30, n. 1, p. 66-73, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.evolhumbehav.2008.08.005. Acesso em: 23 ago. 2024.

GRANADO, Laura Carmilo; PELÁEZ, Francisco Javier Ropero; GARCIA-MIJARES, Mirian. Estudo no contexto brasileiro de três questionários para avaliar aracnofobia. Avaliação Psicológica, v. 4, n. 2, p. 125-139, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027498005.pdf Acesso em: 23 ago. 2024.

KELLERT, Stephen R. Values and perceptions of invertebrates. Conservation biology, v. 7, n. 4, p. 845-855, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1046/j.1523-1739.1993.740845.x. Acesso em: 23 ago. 2024.

KELLERT, Stephen R.; WILSON, Edward Osborn (Eds.). The biophilia hypothesis. Island press, 1993

LOUV, Richard. Last child in the woods: Saving our children from nature-deficit disorder. Algonquin books, 2008

MORIS, Desmont. O contrato animal. Rio de Janeiro: Record, 1990

NEW, Timothy Richard; NEW, T. R. Introduction to invertebrate conservation biology. Oxford: Oxford University Press, 1995.

OLIVOS-Jara, Pablo, SEGURA-FERNÁNDEZ, Raquel, RUBIO-PÉREZ, Crsitina; FELIPE-GARCÍA, Beatriz. Biophilia and biophobia as emotional attribution to nature in children of 5 years old. Frontiers in psychology, v. 11: 1-14 2020 Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00511 Acesso em: 23 ago. 2024.

ORR, David W. Earth in Mind: On Education, Environment and the Human Prospect. 1994..

Paraná. Boletim epidemiológico. Disponível em: file:///C:/Users/dell/Downloads/Boletim%20Epidemiol%C3%B3gico%20Vol.53%20N%C2%BA31.pdf, 2022. Acesso em: 23 ago. 2024.

POTTER, Van Rensselaer. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Loyola, 2018.

RAPCHAN, Eliane Sebeika; NEVES, Walter Alves. Primatologia, culturas não humanas e novas alteridades. Scientiae Studia, v. 12, p. 309-329, 2014.. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-31662014000200005. Acesso em: 23 ago. 2024.

SANTOS, Vera Lucia. Além do rural: os vínculos topo-biofílicos na interação visitantes e paisagem rural em Itu-SP. [doutorado] Curso de Pós-Graduação em Geografia, Rio Claro, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/ea9259fb-e570-468a-a008-0b2bfbedb96d. Acesso em: 23 ago. 2024.

SILVA, Tania Fernadez Paz.; COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D'água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletín de la SEA, n. 35, p. 261-268, 2004

SILVA-LEITE, Roberta Rocha; CAMPOS, Zilca; PAMPLIN, Paulo Augusto Zaitune. Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus). Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 47-69, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p47-69. Acesso em: 23 ago. 2024.

SOGA, Masashi, GASTON, Kelvin J., FUKANO, Yuya.; EVANS, Maldwyn J. The vicious cycle of biophobia. Trends in Ecology & Evolution, v. 38, n. 6, p. 512-520, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tree.2022.12.012. Acesso em: 23 ago. 2024.

TAYLOR, Nicola; SIGNAL, Tania D. Empathy and attitudes to animals. Anthrozoös, v. 18, n. 1, p. 18-27, 2005. Disponível em:. https://doi.org/10.2752/089279305785594342. Acesso em: 23 ago. 2024.

VAN DEN BERG, A. E.; TER HEIJNE, Marlien. Angst voor natuur: een theoretische en empirische verkenning. Landschap: tijdschrift voor landschapsecologie en milieukunde, v. 21, n. 3, p. 137-145, 2004. Disponível em: Landschap 3-2004 incl omslag.pdf. Acesso em: 23 ago. 2024.

WARBER, Sara L. et al. Addressing “nature‐deficit disorder”: A mixed methods pilot study of young adults attending a wilderness camp. Evidence‐Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2015, n. 1, p. 651827, 2015. Disponível em:. . https://doi.org/10.1155/2015/651827 . Acesso em: 23 ago. 2024.

WILSON, Edward Osborn. Biophilia. Cambridge: Harvard University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Fischer, M. L., Campos, A. C. de, & Santos Junior, R. J. dos. (2025). Educação ambiental para a coexistência: superando a biofobia para um futuro sustentável. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–25. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17978

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.