v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

					Visualizar v. 30 n. 1 (2025): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado: 2025-06-30

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.19566
    Alana das Neves Pedruzzi, Letícia Nörnberg Maciel, Mariana Cecere Lopes Guarenti
    1-13

Artigos

  • História das abelhas nativas ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16672
    Vanessa Veruli, Natalia Ghilardi-Lopes
    1-18
  • O currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16679
    Cláudia Böck Berwaldt, Rosangela Inês Matos Uhmann
    1-23
  • Racionalidade Ambiental reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759
    Douglas Marques de Almeida, Valeria Ghisloti Iared
    1-15
  • Temas ambientais sugeridos por graduandos e professores uma análise a partir dos elementos da complexidade e da criticidade

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16943
    FERNANDA CARVALHO, Giselle Watanabe
    1-25
  • A percepção ambiental como ferramenta para a conservação das zonas costeiras no Brasil uma revisão bibliográfica

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16982
    Jaiane Pereira de França, Ana Paula Penha Guedes
    1-22
  • Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072
    Lucas Neves de Melo, Rosângela Estevão Alves Falcão, Tarcia Regina da Silva
    1-16
  • O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186
    Fabia Elaine Ferreira de Melo, Jorge Sobral da Silva Maia
    1-26
  • Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321
    Raí de Amorim Freire, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
    1-19
  • Iniciativas, desafios e fragilidades de projetos de Educação Ambiental conduzidos por professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO)

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17367
    Cleonice Ferreira de Souza, Clarides Henrich de Barba, Zysman Neiman
    1-25
  • Micropolíticas juvenis e gestão das águas estudo de caso dos jovens atuantes no projeto NEA-BC sobre a gestão pública dos recursos hídricos

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17510
    Daniel Arrebola, Mariana Pedro
    1-24
  • A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718
    Ítalo Severo Sans Inglez, Patrícia Vidigal Bendinelli, Ana Lucia Olivo Rosas Moreira
    1-26
  • Pontos fortes de Coesão Social a experiência dos Núcleos de Vigília Cidadã a partir do projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17782
    Natália Ribeiro, Caio Cezar Piraciaba De Brito
    1-26
  • Epistemologias contracolonilalistas: questões ambientais e saberes quilombolas.

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17862
    Maria Tainá Paulo, Nara Maria Forte Diogo Rocha
    1-17
  • Percepção de estudantes do ensino médio e técnico sobre Educação Ambiental formação crítica e cidadã para a sustentabilidade

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17870
    Adriano Jefferson Soares Modesto , Matheus de Souza Dias, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro
    1-22
  • Como a formação acadêmica pode contribuir na compreensão de meio ambiente e educação ambiental?

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17919
    Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Clarissa Gomes Reis Lopes, Carla Ledi Korndörfer
    1-25
  • Educação ambiental para a coexistência superando a biofobia para um futuro sustentável

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17978
    Marta Luciane Fischer, Ana Carolina de Campos, Robiran José dos Santos Junior
    1-25
  • Educação Ambiental direcionada ao público adulto desenvolvida em atividades de extensão universitária

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17997
    Adir Silvério Cembranel, Leandra Francischett
    1-24
  • PANC na escola as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024
    Edina de Souza da Silva, Leandro Carlos Ody, Claudia da Silva Cousin
    1-15
  • Dilemas do Desenvolvimento Sustentável Análises de dois casos práticos por meio da Teoria das Representações Sociais

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18052
    Marcos Cieslak, Constantino Ribeiro de Oliveira Junior , Alfredo Cesar Antunes
    1-25
  • O que são escolas sustentáveis? Uma análise do conceito, características e benefícios da tipologia educacional que favorece o desenvolvimento sustentável

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18094
    Ísis Maria de Paula, Bruno Luis Daminelli
    1-21
  • Insetos e Educação Ambiental abordagens etnoentomológicas com idosos participantes de programas sociais

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18122
    Samantha Martins Ferreira, Ernesto de Oliveira Canedo Júnior
    1-26
  • Construindo a Sustentabilidade um olhar sobre o cotidiano

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18134
    Vitor Carvalho Gomes, Josiane Barbosa Gouvêa, Rocío del Pilar López Cabana
    1-26
  • Construindo soberania alimentar a partir da sala de aula integração de hortas escolares e sustentabilidade ambiental na educação

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18187
    Angelica Nayely Sanchez Prieto, Daniel Alejandro Valderrama , Alessandro Silva de Oliveira
    1-26
  • Mineração, meio ambiente e educação análise das percepções e ações educativas sobre a atividade mineradora

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18210
    Sandra Cristina Castro Peixoto, Francisco Leonardo Tejerina-Garro
    1-23
  • Modelo Diagnóstico para Práticas Educativas Socioambientais no Espaço Escolar

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18212
    Marcelino Gomes de Araújo, Silvia Helena Lima Schwamborn
    1-19
  • Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223
    Giseli Will, Gilmene Bianco
    1-22
  • Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262
    Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Cilene de Souza Silva Freitas
    1-26
  • Educação ambiental em bibliotecas verdes a experiência do projeto de extensão "Gelateca: Por um Mundo Melhor" como ferramenta de transformação socioambiental

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18299
    Ádja de Fátima Lima Figueirôa Câmara, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, Sofia Brandão Rodrigues
    1-21
  • Aprendizado lúdico conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18309
    Elisa Teixeira Aires, Felipe Gonzatti, Juçara Bordin
    1-19
  • Possíveis impactos da interação Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiv Possible impacts of the interaction of EA-Agroecology, as a socio-educational function, for Collective Health

    DOI: https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18396
    Cinara Menegotto Cavalheiro Karam, Fillipe Silveira Marini, Alexandre Macedo Pereira
    1-22