Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista tem como meta intensificar as discussões sobre a formação de educadores(as) ambientais pesquisadores (as), capazes de contribuir para a produção de conhecimentos e a criação de alternativas no campo e com foco na Educação Ambiental, a partir de artigos e resenhas com um enfoque científico, humanista e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e socioambientais.

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo que será avaliado na Revista Ambiente & Educação deve ser INÉDITO e deve conter análise com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou consolidados de pesquisa na área da educação e da educação ambiental.

O(a) autor(a) principal deve ter no mínimo mestrado como titulação acadêmica. Os artigos devem conter no máximo dois (duas) coautores (as).

Após verificar se o artigo está de acordo com a "Política de avaliação da Revista" e as "Diretrizes para autores" os (as) pareceristas que geralmente são professores (as) e pesquisadores (as) atuantes na temática do artigo e que são externos e alheios à equipe editorial e à FURG, serão designados para avaliação as cegas e de forma voluntária. Em até 15 dias há o prazo de até 30 dias para retorno do parecer com a seguinte avaliação: "aceito sem alterações"; "aceito com alterações"; "submeter novamente"; ou "rejeitado".
OBS: Esse prazo, em relação a alguns artigos, pode ter alterações devido a falta de disponibilidade de pareceristas ou caso o convite para avaliação não seja aceito.

Caso o artigo seja aceito, reenviamos ao(a) autor (a) o parecer para revisão ou autorizar o "de acordo" para a publicação em um número da Revista. Solicitamos, geralmente, uma resposta dos (as) autores (as) em até 15 dias.

A nossa política anti-plágio consiste desde buscas de trechos no google ao uso de programas como o FAREJADOR DE PLÁGIOS 10.1 e COPYSPIDER.

Periodicidade

Revista de publicação semestral em versão online.

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra taxas para submissão nem para processamento de artigos e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todos (as) colaboradores (as) da Revista - Equipe editorial, autores (as) e avaliadores (as) - atuam na Revista de forma voluntária, ou seja, estão cientes que sua colaboração não prevê remuneração específica.

Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.