A Educação em comunidades tradicionais no sul do Amapá

o caso da RESEX Cajari e da Reserva do Rio Iratapuru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14550

Palavras-chave:

Educação Escolar , Populações tradicionais , Unidades de Conservação, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo objetiva expor e analisar aspectos educacionais e valorativos presentes na conduta de moradores das comunidades tradicionais no sul do Amapá residentes em duas Unidades de Conservação de Uso Sustentável nessa área que enfrentam grandes dificuldades para implementar processos de desenvolvimento social local. O trabalho configura-se como um estudo de caso duplo com pesquisa de campo de cunho qualitativo realizada nas RESEX Cajari e RDS do Rio Iratapuru. Com instrumentos peculiares ao método etnográfico foram utilizados caderno de campo, roteiro de entrevista e técnicas de observação in loco. Observamos que uma alternativa capaz de gerar sinergias positivas neste contexto é a educação escolar, a qual poderia contribuir com o processo de edificação de novos valores e intencionalidades comunitárias de seus membros. As Escolas Familiares Agrícolas e Agroextrativistas, baseadas na pedagogia da alternância, poderiam ser viáveis neste sentido.

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Biografia do Autor

José Bittencourt da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA, 2016) e pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR, 2022); Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2007); Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2003); Especialização em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1995); Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1993). Atualmente é professor Associado nível IV da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). É líder/coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA). Preferencialmente, aborda temas como educação do campo, educação ambiental, educação em unidades de conservação da natureza, educação de povos e comunidades tradicionais, bem como busca estabelecer interfaces com os debates teóricos recentes sobre educação integral e escolas em regime de tempo integral.

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto II da disciplina Política e Legislação da Educação Brasileira; pesquisador na Universidade Federal do Pará (UFPa), Campus de Abaetetuba, além de docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR), e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPa). É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Participa de pesquisas relacionadas às sub-áreas Trabalho e Educação; Trabalho e Tecnologia; Formação Humana e Ensino Médio, a partir dos grupos de pesquisas GEFOR e GEPTE. Tem ministrado as seguintes disciplinas: Políticas e Legislação da Educação Brasileira, Estágio Supervisionado e Seminários de Pesquisa. http://lattes.cnpq.br/8550073679337988 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Bittencourt da Silva, J., & da Conceição Alves, J. P. (2022). A Educação em comunidades tradicionais no sul do Amapá: o caso da RESEX Cajari e da Reserva do Rio Iratapuru. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14550