v. 26 n. 1 (2021): Ambiente & Educação

					Visualizar v. 26 n. 1 (2021): Ambiente & Educação
Publicado: 2021-10-31

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13647
    Editor da Revista

Editorial

  • Editorial Revista Ambiente & Educação

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13646
    Caio Floriano dos Santos; Carlos Roberto da Silva Machado
    1-2

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"

  • Envolvimento e educação ambiental possibilidade sustentáveis com a decolonialidade

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13338
    Fabio Vieira Pessoa Vieira, Marcileia Oliveira Bispo
    03-27
  • Por uma Educação Ambiental Decolonial Aprendendo com licenciaturas indígenas

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721
    Beatriz Osorio Stumpf
    28-60
  • Jeguetá, percorrendo caminhos e revelando sonhos Os Mbya-Guarani e a educação da atenção

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13098
    Daciene Oliveira, Gianpaolo Adomilli, Gustavo Ruiz Chiesa
    61-85
  • Ecocídio e o caso do povo Yudjá/Juruna no Alto do Xingu Por uma justiça socioambiental, à luz da perspectiva dos funcionamentos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13177
    Fabio Alves Gomes de Oliveira, Maria Clara Dias
    86-108
  • Conhecimentos locais de pescadores uma perspectiva intercultural para a educação em Ciências

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13063
    Mariana Ribeiro Porto Araujo, Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Rita Paradeda Muhle
    109-137
  • Educação e ambiente saberes que informam ações do Movimento dos Ribeirinhos de Abaetetuba - Moriva/Pa

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13119
    Maria Graça Silva, Marinês de Maria Ribeiro
    138-166
  • Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236
    Silvano carmo de souza, Amadeu José Montagnini Logarezzi, Erika Patricia Lacerda Dias Souza
    167-192
  • ‘Rematriar’ as brasilidades da água por um diálogo com as cosmologias de povos e comunidades tradicionais

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13246
    Franklin de Paula Júnior, Profa. Dra. Sinara Polom Zardo
    193-216
  • Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240
    Daniel Renaud Camargo, Celso Sánchez
    217-250
  • Educação ambiental e humanização decolonizar é preciso

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12989
    Walace Rodrigues
    251-272
  • A educação ambiental “desde el sur” e os seus diálogos com o pensamento contra-colonial brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13260
    Marcelo Aranda Stortti
    273-295
  • Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109
    Maglis Vieira, Martha Tristão
    296-324
  • A coisa melhor do mundo é a saúde a contribuição dos saberes tradicionais de Valdira Pitaguary para uma Educação Ambiental decolonial

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13247
    Rafael Cardozo Figueredo, Júlia Santos Jardim, Patricia Limaverde Nascimento
    325-354

Artigos

  • Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9565
    Valéria Ghisloti Iared, Rafael Margatto Aloisio
    355-382
  • Educação ambiental para sustentabilidade o caso do projeto de extensão “Eco trilha em defesa do rio Uruçuí Preto”

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11085
    José Welliton Silva do Nascimento
    383-408
  • Educação ambiental no contexto escolar Projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9818
    Thaís Janaina Wenczenovicz, Juliane Maria Zagonel
    409-429
  • Educação ambiental em instituição pública de ensino superior o caso da UFSM

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11246
    Doneide Kaufmann Grassi, Sheila Kocourek, Jairo da Luz Oliveira
    430-456
  • Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313
    Edson Alves Machado Filho
    457-482
  • Educación ambiental crítica y agroecología en la formaciín de profesores/as de escuelas públicas de Juiz de Fora, MG, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11373
    Olga Alicia Gallardo Milanés, Ángelica Consenza Rodrigues, Camila Neves Silva
    483-512
  • Primeira infância e natureza investigação da percepção ambiental no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11593
    Graciele Cristiane Rambo, Marli Renate von Borstel Roesler
    513-540
  • Programa Nacional Escolas Sustentáveis um estudo bibliométrico

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11607
    José Flávio Rodrigues Siqueira, Alexandre Meira de Vasconcelos, Angela Maria Zanon
    541-564
  • Educação ambiental em museus de história natural uma análise a partir da exposição interativa amântica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11626
    Rayssa Bernardi Guinato, José Carlos Simão Cardoso Júnior, Roberta Andreotti Machado Olimpio
    565-584
  • Educação ambiental no ensino superior através do monitoramento ambiental de recursos hídricos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11722
    Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima
    585-602
  • As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760
    Thiago Dutra, Tatiana Souza de Camargo, Diogo Onofre Gomes de Souza
    603-632
  • Um estudo sobre relações entre educação ambiental e educação em ciências através de artigos publicados nas atas do ENPEC

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11773
    Vanessa Martins Mussini, Luciano Fernandes Silva
    633-654
  • Percepção ambiental de estudantes do município de São Thomé das Letras, MG

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11193
    Renata de Melo Ferreira-Lopes, Valéria Lúcia de Oliveira Freitas, Paulina Maria Maia-Barbosa
    655-676
  • Áreas verdes para quem? Reflexões sobre a divulgação do tema “áreas verdes na baixada fluminense” em notícias da internet

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11846
    Paula Thaise Bermudez dos Reis, Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
    677-704
  • Análise crítica de documentos sobre Educação Ambiental do MEC e do MMA

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11967
    Marcus Vinícius dos Santos Cruz
    705-727
  • Panorama estadual de eventos extremos no litoral do Paraná 40 anos do registro de desastres nas cidades

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12242
    Larissa Maria da Silva Ferentz, Carlos Mello Garcias
    728-750
  • O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12380
    Kathy de Freitas Marinho dos Reis, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
    751-781
  • El componente estético-ambiental en la licenciatura en educación artística en Cuba

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12469
    Pedro Raúl Moreno, Lurima Estevez Alvarez
    782-801
  • Pontes em águas doces As mudanças climáticas no imaginário no imaginário da comunidade de São Pedro de Joselândia do Pantanal de Mato Grosso - Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12547
    Giseli Dalla Nora, Michèle Sato
    802-828

Resenhas

  • SCRUTON, Roger. Filosofia Verde: como pensar seriamente o planeta. São Paulo, É Realizações, 2016, 412p.

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12224
    José Normando Gonçalves Meira
    829-836
  • “Quem disse que a gente não pode cair? Quem disse que a gente já não caiu?” Sonhando e criando paraquedas coloridos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12766
    Tiago Amaral Sales, Roberta Paixão Lelis da Silva
    837-844