Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Notícias
Edições
Atual
Edições Anteriores
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 1 (2021): Ambiente & Educação
v. 26 n. 1 (2021): Ambiente & Educação
Publicado:
2021-10-31
Expediente
Expediente
Editor da Revista
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13647
Editorial
Editorial Revista Ambiente & Educação
Caio Floriano dos Santos; Carlos Roberto da Silva Machado
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13646
Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"
Envolvimento e educação ambiental
possibilidade sustentáveis com a decolonialidade
Fabio Vieira Pessoa Vieira, Marcileia Oliveira Bispo
03-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13338
Por uma Educação Ambiental Decolonial
Aprendendo com licenciaturas indígenas
Beatriz Osorio Stumpf
28-60
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12721
Jeguetá, percorrendo caminhos e revelando sonhos
Os Mbya-Guarani e a educação da atenção
Daciene Oliveira, Gianpaolo Adomilli, Gustavo Ruiz Chiesa
61-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13098
Ecocídio e o caso do povo Yudjá/Juruna no Alto do Xingu
Por uma justiça socioambiental, à luz da perspectiva dos funcionamentos
Fabio Alves Gomes de Oliveira, Maria Clara Dias
86-108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13177
Conhecimentos locais de pescadores
uma perspectiva intercultural para a educação em Ciências
Mariana Ribeiro Porto Araujo, Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Rita Paradeda Muhle
109-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13063
Educação e ambiente
saberes que informam ações do Movimento dos Ribeirinhos de Abaetetuba - Moriva/Pa
Maria Graça Silva, Marinês de Maria Ribeiro
138-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13119
Educação ambiental dialógico-crítica: abordagem metodológica e a ética tradicional ribeirinha pantaneira
Silvano carmo de souza, Amadeu José Montagnini Logarezzi, Erika Patricia Lacerda Dias Souza
167-192
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13236
‘Rematriar’ as brasilidades da água
por um diálogo com as cosmologias de povos e comunidades tradicionais
Franklin de Paula Júnior, Profa. Dra. Sinara Polom Zardo
193-216
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13246
Ciência popular do sertão mineiro e educação ambiental de base comunitária
saberes locais como pontos de partida para a contextualização de propostas educativas no Vale do Jequitinhonha
Daniel Renaud Camargo, Celso Sánchez
217-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13240
Educação ambiental e humanização
decolonizar é preciso
Walace Rodrigues
251-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12989
A educação ambiental “desde el sur” e os seus diálogos com o pensamento contra-colonial brasileiro
Marcelo Aranda Stortti
273-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13260
Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver
Maglis Vieira, Martha Tristão
296-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109
A coisa melhor do mundo é a saúde
a contribuição dos saberes tradicionais de Valdira Pitaguary para uma Educação Ambiental decolonial
Rafael Cardozo Figueredo, Júlia Santos Jardim, Patricia Limaverde Nascimento
325-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13247
Artigos
Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio
Valéria Ghisloti Iared, Rafael Margatto Aloisio
355-382
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9565
Educação ambiental para sustentabilidade
o caso do projeto de extensão “Eco trilha em defesa do rio Uruçuí Preto”
José Welliton Silva do Nascimento
383-408
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11085
Educação ambiental no contexto escolar
Projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS
Thaís Janaina Wenczenovicz, Juliane Maria Zagonel
409-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9818
Educação ambiental em instituição pública de ensino superior
o caso da UFSM
Doneide Kaufmann Grassi, Sheila Kocourek, Jairo da Luz Oliveira
430-456
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11246
Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica
Edson Alves Machado Filho
457-482
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313
Educación ambiental crítica y agroecología en la formaciín de profesores/as de escuelas públicas de Juiz de Fora, MG, Brasil
Olga Alicia Gallardo Milanés, Ángelica Consenza Rodrigues, Camila Neves Silva
483-512
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11373
Primeira infância e natureza
investigação da percepção ambiental no contexto escolar
Graciele Cristiane Rambo, Marli Renate von Borstel Roesler
513-540
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11593
Programa Nacional Escolas Sustentáveis
um estudo bibliométrico
José Flávio Rodrigues Siqueira, Alexandre Meira de Vasconcelos, Angela Maria Zanon
541-564
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11607
Educação ambiental em museus de história natural
uma análise a partir da exposição interativa amântica
Rayssa Bernardi Guinato, José Carlos Simão Cardoso Júnior, Roberta Andreotti Machado Olimpio
565-584
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11626
Educação ambiental no ensino superior através do monitoramento ambiental de recursos hídricos
Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima
585-602
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11722
As relações teórico-metodológicas entre o pensamento de Paulo Freire e a educação ambiental crítica e transformadora: um olhar a partir dos temas geradores
Thiago Dutra, Tatiana Souza de Camargo, Diogo Onofre Gomes de Souza
603-632
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11760
Um estudo sobre relações entre educação ambiental e educação em ciências através de artigos publicados nas atas do ENPEC
Vanessa Martins Mussini, Luciano Fernandes Silva
633-654
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11773
Percepção ambiental de estudantes do município de São Thomé das Letras, MG
Renata de Melo Ferreira-Lopes, Valéria Lúcia de Oliveira Freitas, Paulina Maria Maia-Barbosa
655-676
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11193
Áreas verdes para quem? Reflexões sobre a divulgação do tema “áreas verdes na baixada fluminense” em notícias da internet
Paula Thaise Bermudez dos Reis, Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
677-704
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11846
Análise crítica de documentos sobre Educação Ambiental do MEC e do MMA
Marcus Vinícius dos Santos Cruz
705-727
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11967
Panorama estadual de eventos extremos no litoral do Paraná
40 anos do registro de desastres nas cidades
Larissa Maria da Silva Ferentz, Carlos Mello Garcias
728-750
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12242
O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política
Kathy de Freitas Marinho dos Reis, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
751-781
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12380
El componente estético-ambiental en la licenciatura en educación artística en Cuba
Pedro Raúl Moreno, Lurima Estevez Alvarez
782-801
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12469
Pontes em águas doces
As mudanças climáticas no imaginário no imaginário da comunidade de São Pedro de Joselândia do Pantanal de Mato Grosso - Brasil
Giseli Dalla Nora, Michèle Sato
802-828
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12547
Resenhas
SCRUTON, Roger. Filosofia Verde: como pensar seriamente o planeta. São Paulo, É Realizações, 2016, 412p.
José Normando Gonçalves Meira
829-836
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12224
“Quem disse que a gente não pode cair? Quem disse que a gente já não caiu?”
Sonhando e criando paraquedas coloridos
Tiago Amaral Sales, Roberta Paixão Lelis da Silva
837-844
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12766
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários