‘Rematriar’ as brasilidades da água

por um diálogo com as cosmologias de povos e comunidades tradicionais

Autores

  • Franklin de Paula Júnior Universidade de Brasília - UnB
  • Profa. Dra. Sinara Polom Zardo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13246

Palavras-chave:

Política de Águas, Povos e Comunidades Tradicionais, Participação Social, Educação Ambiental

Resumo

O debate público sobre a água no Brasil, em particular, e no mundo ocidental e ocidentalizado, no geral, é operado por uma racionalidade instrumental hegemônica, fundante da modernidade ocidental e de sua dupla e obscura face colonial, que expropriou, historicamente, os sentidos outros da água. O presente artigo objetiva analisar a problemática da água a partir de enunciados extramodernos e contra-hegemônicos, oriundos de entrevistas narrativas com representantes de povos e comunidades tradicionais. Os resultados da pesquisa indicam que é preciso ‘rematriar’ as suas brasilidades afro-ameríndias, o que requer a construção de outros imaginários, outras subjetividades e horizontes de sentido, pressupondo outras maquinações e outras modelagens.

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Biografia do Autor

Franklin de Paula Júnior, Universidade de Brasília - UnB

É pesquisador, Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Com trajetória de ativismo ambiental, atuou como educador (no ensino médio e superior e em processos latino-americanos de formação em matéria de águas), e, ainda, na administração pública e em consultorias para autarquias e organismos internacionais.

Profa. Dra. Sinara Polom Zardo, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania – linha de pesquisa Educação em e para os Direitos Humanos e Cidadania.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

de Paula Júnior, F., & Polom Zardo, S. . (2021). ‘Rematriar’ as brasilidades da água: por um diálogo com as cosmologias de povos e comunidades tradicionais . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 193–216. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13246

Edição

Seção

Dossiê "Educação Ambiental pós-colonial e comunidades tradicionais"