Reflections on socio-environmental and environmental education practices emerging from a group of women from quilombo Rasa, Armação dos Búzios/RJ.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Keywords:

decoloniality, community-based environmental education, ancestry, quilombolas

Abstract

The study seeks to investigate the decolonization of science through the valorization of ancestral female knowledge, focusing on Environmental Education practices in the Quilombo da Rasa in Armação dos Búzios/RJ. The research used interviews with quilombola women, whose ancestral wisdom, passed down through generations through oral memory, revealed environmental practices deeply rooted in their interactions with the environment. The methodological approach used thematic analysis, listing categories based on the studies of the author Malcolm Ferdinand in the book “A Decolonial Ecology”, analyzing selected videos of interviews given by quilombola women from Búzios. Consequently, we selected the theoretical framework from an integrative literature review proposing a dialogue with the results found. The conclusion, far from offering ready answers, reflects on the valorization of ancestral female knowledge for the resignification of scientific knowledge.

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Author Biographies

Gabriella Michalopoulos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduação em Educação Infantil pela Faculdade Futura. Atualmente é discente do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD) da UFRJ/Macaé, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Mapeando Culturas, Valorizando Saberes: Pedagogias de Base Comunitária Presentes em Práticas de Educação Ambiental para a Formação Docente em Armação dos Búzios", sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Monteiro e coorientação do Prof. Dr. Marcelo Stortti. Participa do grupo de pesquisa LINEC - Freiriano (Linguagens no ensino de ciências), RIEDECT (Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica) e GEAsur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur). Atua profissionalmente como Diretora Adjunta da Creche Escola M. Maria Amélia de Souza localizada na comunidade remanescente quilombola da Rasa em Armação de Búzios.

Link lattes: https://lattes.cnpq.br/5742287787541252

Marcelo Stortti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e mestrado em Educação pela UNESA. Graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela UGF. Especialização em Malacologia, Ensino de Ciências e Biologia na FIOCRUZ e no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos - CIEP na França. Pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). É membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO) e do Grupo Reexistência/IFBA. Participa da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais - RedeCT e da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica - RIEDECT. É co/orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - FACED-UFBA. Trabalhou na FIOCRUZ e em outras instituições de pesquisa. Exerceu a atividade de Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e trabalhou em outras instituições de ensino e pesquisa como CEFET-RJ e IFRJ.

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Bruno Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD/NUPEM/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT).

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/9891843186400847

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Published

2025-05-30

How to Cite

Michalopoulos, G., Stortti, M., & Monteiro, B. (2025). Reflections on socio-environmental and environmental education practices emerging from a group of women from quilombo Rasa, Armação dos Búzios/RJ. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Issue

Section

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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