Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Palavras-chave:

decolonialidade, Educação Ambiental de Base Comunitária, Ancestralidade, Quilombolas

Resumo

Reflections on socio-environmental and environmental education practices emerging from a group of women from Quilombo Rasa, Armação dos Búzios/RJ.

O estudo busca investigar a descolonização da ciência por meio da valorização dos saberes ancestrais femininos, com foco nas práticas de Educação Ambiental no Quilombo da Rasa em Armação dos Búzios/RJ. A pesquisa utilizou entrevistas com mulheres quilombolas, cuja sabedoria ancestral, passada por gerações através da memória oral, revelou práticas ambientais profundamente enraizadas em suas interações com o meio ambiente. Como caminho metodológico utilizou-se a análise temática, elencando categorias a partir dos estudos do autor Malcom Ferdinand no livro “Uma ecologia Decolonial”, analisando vídeos selecionados de entrevistas concedidas por mulheres quilombolas de Búzios. Por conseguinte, selecionamos o referencial teórico a partir de uma revisão de literatura integrativa propondo o diálogo com os resultados encontrados. Concluiu-se, longe de oferecer respostas prontas, a reflexão acerca da valorização dos saberes femininos ancestrais para a ressignificação dos conhecimentos científicos.

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Biografia do Autor

Gabriella Michalopoulos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduação em Educação Infantil pela Faculdade Futura. Atualmente é discente do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD) da UFRJ/Macaé, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Mapeando Culturas, Valorizando Saberes: Pedagogias de Base Comunitária Presentes em Práticas de Educação Ambiental para a Formação Docente em Armação dos Búzios", sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Monteiro e coorientação do Prof. Dr. Marcelo Stortti. Participa do grupo de pesquisa LINEC - Freiriano (Linguagens no ensino de ciências), RIEDECT (Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica) e GEAsur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur). Atua profissionalmente como Diretora Adjunta da Creche Escola M. Maria Amélia de Souza localizada na comunidade remanescente quilombola da Rasa em Armação de Búzios.

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Marcelo Stortti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e mestrado em Educação pela UNESA. Graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela UGF. Especialização em Malacologia, Ensino de Ciências e Biologia na FIOCRUZ e no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos - CIEP na França. Pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). É membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO) e do Grupo Reexistência/IFBA. Participa da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais - RedeCT e da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica - RIEDECT. É co/orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - FACED-UFBA. Trabalhou na FIOCRUZ e em outras instituições de pesquisa. Exerceu a atividade de Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e trabalhou em outras instituições de ensino e pesquisa como CEFET-RJ e IFRJ.

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Bruno Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD/NUPEM/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Michalopoulos, G., Stortti, M., & Monteiro, B. (2025). Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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