Reflexões sobre práticas socioambientais e de educação ambiental emergentes de um grupo de mulheres do quilombo da Rasa, Armação dos Búzios/RJ.
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539Palavras-chave:
decolonialidade, Educação Ambiental de Base Comunitária, Ancestralidade, QuilombolasResumo
Reflections on socio-environmental and environmental education practices emerging from a group of women from Quilombo Rasa, Armação dos Búzios/RJ.
O estudo busca investigar a descolonização da ciência por meio da valorização dos saberes ancestrais femininos, com foco nas práticas de Educação Ambiental no Quilombo da Rasa em Armação dos Búzios/RJ. A pesquisa utilizou entrevistas com mulheres quilombolas, cuja sabedoria ancestral, passada por gerações através da memória oral, revelou práticas ambientais profundamente enraizadas em suas interações com o meio ambiente. Como caminho metodológico utilizou-se a análise temática, elencando categorias a partir dos estudos do autor Malcom Ferdinand no livro “Uma ecologia Decolonial”, analisando vídeos selecionados de entrevistas concedidas por mulheres quilombolas de Búzios. Por conseguinte, selecionamos o referencial teórico a partir de uma revisão de literatura integrativa propondo o diálogo com os resultados encontrados. Concluiu-se, longe de oferecer respostas prontas, a reflexão acerca da valorização dos saberes femininos ancestrais para a ressignificação dos conhecimentos científicos.
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