v. 25 n. 2 (2020)

					Visualizar v. 25 n. 2 (2020)
Publicado: 2020-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11866
    Carlos da Revista Roberto Machado, Gisleine da Cruz Portugal, Sérgio Botton Barcellos
    1-2

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo

  • Apresentação do "Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo"

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874
    Vanessa Andreoli, Marcelo Gules Borges
    3-18
  • Práticas educativas de introdução a agroecologia nas escolas itinerantes do campo no Paraná

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11529
    Valter de Jesus Leite, Luiz Arthur Conceição
    19-49
  • A ambientalização do currículo em escolas próximas à unidades de conservação

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11456
    Taís Cristine Ernst Frizzo
    50-72
  • A educação ambiental nas práticas pedagógicas dos professores em escola do campo de um município da região metropolitana de Curitiba

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11535
    Maria Helena Costa Nascimento, Maria Arlete da Rosa, Josmaria Lopes de Morais
    73-103
  • A educação ambiental e a educação do campo diante das interferências do agronegócio: compreensões de professores de escolas públicas

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11500
    Carolina Borghi Mendes, Jorge Sobral da Silva Maia
    104-126
  • As repercussões da educação ambiental numa escola do campo capixaba

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11278
    Ramofly Bicalho, Rainei Rodrigues Jadejiski
    127-150
  • A Escola Família Agrícola Belo Monte e a pedagogia da alternância em uma educação para a sustentabilidade da vida

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11508
    Janinha Gerke, Simone Ferreira Angelo, Edson Moreno Canchilheri
    151-175
  • O trabalho como princípio educativo ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11505
    Emilio Romanini Netto
    176-206
  • Práticas de educação ambiental em escolas ribeirinhas de Porto Velho, RO

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11548
    Clarides Henrich de Barba, Mathêus Sampaio da Silva Lima, Renata da Silva Nobre
    207-232
  • O movimento dos atingidos por barragens e o enfrentamento de desastre ambiental: uma aproximação prática da educação ambiental e do campo

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11385
    Diógenes Valdanha Neto, Pedro Roberto Jacobi
    233-261
  • Fundamentos para a educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura em educação do campo: a experiência da UFBA

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11412
    Magno da Conceição Peneluc, Edilson Fortuna de Moradillo, Rafael Moreira Siqueira
    262-288
  • Produção textual em educação do campo no PIBID interdisciplinar em educação ambiental: a formação de intelectuais transformadores

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11419
    Silvana do Nascimento Silva, Viviane Pereira Santos
    289-309
  • Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521
    Yanina Micaela Sammarco, Ivan Borroto Rodriguez, Carina Catiana Foppa
    310-340
  • O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200
    Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Michele Tomoko Sato, Imara Pizzato Quadros
    341-368
  • Entre a educação ambiental e a agroecologia:um olhar sobre Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11546
    Mariana Petri, Alexandre Brasil Fonseca
    369-392
  • O que dizem as políticas e pesquisas brasileiras (2015 -2020) em educação ambiental e educação do campo?

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11295
    Mariana de Oliveira Tozato
    393-416
  • Educação ambiental dialógico-crítica e educação do campo: buscando caminhos contra hegemônicos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11517
    Caroline Lins Ribeiro Ferreira, Kelci Anne Pereira, Amadeu Montagnini Logarezzi
    417-447
  • A relação da Educação Ambiental com a Educação do Campo: aspectos identificados a partir de publicações em periódicos de Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11328
    Jonielton Oliveira Dantas, Maria José Nascimento Soares, Marília Barbosa dos Santos
    448-480

Estudo sobre o perfil dos egressos do PPGEA - FURG

Artigos

  • Pescadores e botos: histórias de uma conexão em rede

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8536
    Elisa Berlitz Ilha, Camila Thiesen Rigon, Dandara Rodrigues Dorneles, Yuri Roxo de Camargo, Eunice Aita Isaia Kindel, Ignacio Benites Moreno
    512-535
  • Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8212
    Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Geysa da Silva Camilo
    536-558
  • Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8479
    Laressa Pereira Silva, Talita Valadares, Josâne Geralda Barbosa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
    559-580
  • Acontece de tudo lá no quintal da escola

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694
    Hildegard Susana Jung, Patrícia Rodrigues de Almeida, Charlene Bitencourt Soster Luz
    581-600
  • Análise dos programas de educação ambiental no licenciamento de atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8558
    Leonardo Oliveira Da Silva, Jucicleide Gomes da Silva Souza, Rosane Manhães Prado
    601-617
  • As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666
    Diogo de Souza Lindenmaier, Maria Rosa Chitolina
    617-643
  • Elementar meu caro ...

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.10884
    Luís Carlos Araújo Moraes
    644-662
  • Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha - PE

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9076
    Vivian Battaini, Isabela Kojin Peres, Marcos Sorrentino
    663-693
  • A percepção ambiental de professores do ensino fundamental sobre o tráfico e a proteção à fauna em três municípios do Rio Grande do Sul, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8660
    Emerson Strack Skrabe, Paulo Guilherme Carniel Wagner, Walter Nisa Castro Neto
    694-724
  • A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.7960
    Marciano Coleta Leal, Paulo de Souza Danelichen
    725-744
  • Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8655
    Flávio Lourenço de Oliveira, Lívia Poliana Santana Cavalcante, Maiane Lima Teles
    745-771