Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha - PE

Autores

  • Vivian Battaini Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2231-0010
  • Isabela Kojin Peres Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9923-5760
  • Marcos Sorrentino Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-4394-1655

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9076

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Participação, Fernando de Noronha, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho traz reflexões sobre a possível qualificação da participação em atividades de educação ambiental a partir de uma pesquisa inspirada na pesquisa intervenção e na etnográfica feita no Distrito Estadual de Fernando de Noronha – Pernambuco. Foram realizadas intervenções educadoras ambientalistas junto à comunidade escolar e entrevistas com distintos atores sociais do território. Nos resultados são apresentadas estratégias de ensino aprendizagem comprometidas com os conceitos de identidade, diálogo, comunidade, potência de ação e felicidade que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da participação. Por fim, apresentam-se caminhos da participação que podem subsidiar ações, projetos, programas e políticas públicas de educação ambiental que contribuam para a transição para sociedades sustentáveis. Palavras-chave: Educação ambiental. Participação. Fernando de Noronha. Políticas Públicas. Participation in environmental education activities: indications of your qualification of na intervention investigation in Fernando de Noronha archipelago - PE Abstract The presente work reflections on the possible qualification of participation in environmental education activities based on an intervention research carried out in the State District of Fernando de Noronha - Pernambuco. Environmental education interventions were carried out in the school community and interviews with different social actors in the territory. In the results, teaching-learning strategies committed to the concepts of identity, dialogue, community, power of action and happiness that contribute to the development of participation are presented. Finally, it is proposed ways in which the participation can subsidize actions, projects, programs and public policies of environmental education for the transition to sustainable societies. Keywords: Environmental Education. Participation. Fernando de Noronha. Public policies.

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Biografia do Autor

Vivian Battaini, Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Coordenadora da Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis (Oca/Esalq) Mestre em Ciências (Esalq / CENA - USP) Doutora em Ciências (Esalq/CENA - USP)

Isabela Kojin Peres, Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP) Doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA e ESALQ/USP) Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

Marcos Sorrentino, Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Professor Associado Sênior do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP Coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca (ESALQ/USP)

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Battaini, V., Peres, I. K., & Sorrentino, M. (2020). Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha - PE. Ambiente &Amp; Educação, 25(2), 663–693. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9076

Edição

Seção

Artigos